Proposta do curso de Agronomia do IFPR é aprovada por comunidade de Irati e região – Campus Irati

Notícias

Foi realizada no dia 31 de agosto a audiência pública na Câmara Municipal de Irati para apresentar a proposta do Curso Superior de Agronomia com ênfase em Agroecologia. Previsto para iniciar em 2019, o curso terá duração de cinco anos e será voltado para agricultores e filhos de agricultores, de forma a incentivar a juventude rural a se manter no campo. Para a realização do curso, o IFPR conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Irati.

Para a Diretora Geral do IFPR Campus Irati, Ana Cláudia Radis, a audiência foi muito produtiva: “tivemos a presença de um público representativo em relação ao município e a região. A presença das autoridades nos deu respaldo e demonstrou apoio enorme ao campus e às ações que desenvolvemos. Vamos criar canais de comunicação para a criação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para que agrade a muitos e traga benefícios para o município de Irati e região”.

“A audiência foi importante para confirmar a valorização que cada entidade tem a respeito da educação do campo para as populações da região, além dos apoios e parcerias que pudemos começar a discutir. Destaco a alta representatividade da sociedade com interesse no tema e que se colocou à disposição para apoiar na realização do curso. Nosso principal desafio é realizar as parcerias para fazer uma área de campo para desenvolver os trabalhos práticos e pesquisa”, ressaltou o coordenador do curso de Agroecologia do Campus Irati, João Luís Dremiski .
Dentre as autoridades presentes, estavam o Chefe de Gabinete da Reitoria do IFPR, Marcos Paulo Rosa, representando o Reitor Odacir Antonio Zanatta; o Pró-Reitor de Ensino do IFPR, Sergio Garcia dos Martires; o Prefeito Municipal de Irati, Jorge Derbli; o Presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná – AMCESPAR e prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Júnior; o Presidente e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Irati, respectivamente Helio de Mello e Ronildo Surek; e o Diretor da Unicentro Campus de Irati, Afonso Figueiredo Filho.

Participaram ainda representantes da sociedade e de diversas entidades e instituições, como a Associação Comercial e Industrial de Irati – ACIAI; Conselho Municipal de Educação de Irati; Colégio Florestal Estadual Presidente Costa e Silva; Instituto Emater – Escritório Regional; AEARI – Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati; Secretaria de Estado de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – Núcleo Regional de Irati; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rebouças; representantes de Secretarias Municipais da Prefeitura de Irati; vereadores de Irati; Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rebouças; Observatório Social de Irati; Rotary Club de Irati; produtores rurais de Irati; acadêmicos da Unicentro; estudantes do IFPR e veículos de comunicação de Irati.