II Seminário do NAPNE irá debater o contexto escolar e as práticas inclusivas – Campus Irati

NAPNE

II Seminário do NAPNE irá debater o contexto escolar e as práticas inclusivas

O Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE do IFPR Campus Irati irá promover nos dias 09 e 10 de outubro o II Seminário do NAPNE. O evento terá como tema “O contexto escolar e as práticas inclusivas”, e é voltado para a formação de educadoras(es), docentes e outros profissionais da educação, visando a qualificação das práticas no contexto escolar no que se refere à garantia do direito de acesso à educação de todos os sujeitos, em sua diversidade.

“Neste ano, o seminário contará com discussões sobre os processos de inclusão e o enfrentamento das práticas de exclusão das pessoas marcadas socialmente pelas diferenças relacionadas às deficiências, à classe social, à identidades de gênero e orientação sexual e questão étnico-racial, bem como sobre a medicalização na educação e as experiências e práticas inclusivas dentro do contexto escolar – contando com um momento de compartilhamento de ações efetivas desenvolvidas em Irati e por alguns NAPNEs do IFPR” destaca a coordenadora do NAPNE do IFPR Campus Irati, Thaysa Valente. Ela explica ainda que serão ofertadas, no dia 10, oficinas de práticas pedagógicas, que poderão servir como ferramentas para o exercício efetivo da inclusão pelos docentes e outros profissionais dentro dos seus contextos de atuação, respeitando suas especificidades.

O evento está sendo organizado pelo NAPNE do IFPR Campus Irati, com o apoio do Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, e Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Campus Irati.

Conheça a programação completa no site do evento. As inscrições podem ser realizadas até o dia 04 de outubro por meio do formulário. A inscrição nas oficinas acontecerá no dia 09 de outubro (segunda-feira) no credenciamento das(os) participantes.