Início Notícias foto Campus Irati participa de evento do IAPAR que lança feijão preto IPR Urutau

Campus Irati participa de evento do IAPAR que lança feijão preto IPR Urutau

O evento ocorreu em Ponta Grossa, no último dia 28 de março, com a presença de produtores, técnicos e secretários municipais. Campus Irati esteve como instituição parceira no encontro, que destacou o potencial de rendimento, que pode ultrapassar a marca de 4,5 toneladas por hectare.

O IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) já entregou para a sociedade cerca de 200 cultivares de diversos produtos agrícolas, sendo 38 de vários grupos de feijão. Os grãos de IPR Urutau têm alto teor de proteína e são de rápido preparo – cozinham em cerca de 19 minutos. Destaca-se ainda pelo bom comportamento frente as principais doenças que atingem lavouras de feijão e pelo porte ereto, característica que proporciona mais eficiência na operação de colheita. Foram 12 anos dedicados para o resultado, entre o início do trabalho em laboratório até a fase entrega das sementes para os parceiros multiplicadores.

A proposta é colaborar na melhora da produção e redução de custos pra os agricultores, além de abastecer a demanda de consumo do Brasil, que pode reduzir a importação de outros países. O feijão é fruto de um cruzamento feito em 2006 entre quatro variedades, buscando principalmente o ciclo mais curto e resistência a doenças, além da qualidade para o cozimento.