Início Notícias Campus Irati promove evento sobre Masculinidades

Campus Irati promove evento sobre Masculinidades

Nos próximos dias 29 e 30 de maio, a Instituição estará realizando um evento que contempla a temática de gênero, intitulado “Masculinidades”. A proposta é abordar o tema por meio de diversas vertentes que estão diretamente ligadas ao conceito proposto, de modo a trabalhar a desconstrução de elementos subjetivos, que permeiam contextos variados, como: sociedade, cultura, expressão corporal, artes, mídia, preconceito e violência, entre outros.

No dia 29 de maio, será realizada uma mesa-redonda, nos horários das: 10h00, 15h00 e 19h00. Também acontecerão apresentações culturais, e debates nos três turnos. A ideia deste formato de evento é justamente incentivar e propiciar o diálogo entre os participantes, de modo que o tema possa ser valorizado. Os temas enfatizados serão: Masculinidades e feminismo; Masculinidades: processos de subjetivação (interseccionalidade e diversidade); Masculinidades: o corpo político dos sujeitos; Masculinidades: juventude e o acesso às políticas públicas, entre outras abordagens.

No dia 30 de maio acontecerão as Oficinas Temáticas, nos períodos matutinos e vespertinos, que abordarão a relação entre masculinidade e sua relação com: corporeidade negra, cultura da violência, midiatização, narrativas, e conceitos que tratem do tema de forma multidisciplinar e dinâmica, contextualizando elementos formadores nestas exposições.

Entre os convidados que trabalharão sobre o tema, estarão professores e profissionais que fazem parte de diversos núcleos, trabalhos e atividades voltadas ao tema. Das instituições participantes, também estão: Unicentro e UEPG.  O evento é aberto à comunidade externa, e conta com a presença e colaboração de servidores e estudantes do Campus Irati.

A seguir a programação:

-29.05 (10h00, 15h00 e 19h00): mesa redonda: Discussões sobre a construção do corpo e subjetividade dos homens e sobre a produção histórica e cultural das masculinidades inscrita nos corpos e nas instituições. Os homens, os homens negros, os homens trans. Os corpos não-normativos e a discussão sobre as masculinidades e a masculinidade hegemônica. As masculinidades e o território da política. Masculinidades e juventudes, seus diferentes marcadores sociais, na construção de acesso às políticas publicas.

-30.05 (8h00 e 13h30): oficinas temáticas:

-Masculinidade tóxica;

-Masculinidade e violência;