Cerimônia de apresentação do Reitor Pro tempore é realizada em Curitiba – Campus Irati

Cerimônia de apresentação do Reitor Pro tempore é realizada em Curitiba

Servidores e estudantes do IFPR participaram, nesta terça (19), da cerimônia de apresentação do Reitor Pro tempore. Realizado no auditório do Campus Curitiba, o encontro teve por objetivo apresentar à comunidade a gestão interina da instituição.

Além do Reitor Pro tempore, professor Odacir Antonio Zanatta, esteve presente, no evento, o Diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, Gustavo Maurício Estevão de Azevedo, que, na ocasião, representou o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcos Antônio Viegas Filho.

Durante a cerimônia, o Reitor falou sobre os objetivos e as diretrizes da gestão pro tempore. Ele destacou que pretende se pautar pelo diálogo e respeito às pessoas: “Viemos para cá com um espírito conciliador; queremos ouvir as pessoas”. “Nossa gestão deve durar até que seja acertada a situação da eleição para Reitor, que teve resultado suspenso, e, no momento em que ela acabar, retornarei às minhas atividades no Campus Umuarama”, comentou.

O Diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, Gustavo Maurício Estevão de Azevedo, prestou apoio à gestão pro tempore e destacou o papel da educação para o desenvolvimento das pessoas e do país. “Devemos investir em fazer o melhor, da melhor forma, desde o porteiro, que recebe a todos, ao nosso reitor: todos nós somos educadores; essa categoria inclui todos, e todos devem ter exata noção dessa missão”, disse.

Ao final da apresentação, foi aberta a palavra ao público, que poderia fazer perguntas ou comentários.

O estudante Bernardo Szvarça, do terceiro ano do Curso Técnico em Processos Fotográficos do Campus Curitiba, representante discente no Conselho Superior do IFPR, destacou a postura adotada pela gestão pro tempore: “Quero parabenizar pelo discurso de reconciliação; é o que falta no Instituto, pois estamos em um momento conturbado e é muito importante essa energia que chega”, afirmou.

Outra estudante a se manifestar foi a presidente do Grêmio Estudantil do Campus Curitiba, Virginia Witte, do terceiro ano do Curso Técnico em Contabilidade. Agradecendo pela oportunidade de diálogo, ela disse que “novas gestões são novas oportunidades” e que “o Grêmio deve bater à porta quando necessário”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná, professor Nilton Brandão, também se manifestou e disse que o sindicato espera que as relações entre a gestão e o sindicato e entre a gestão e os trabalhadores sejam “regulares”: “A regularidade que nós esperamos é que o diálogo, no mínimo, volte a reinar e que nós possamos incorporar a necessidade de discussão das pautas dos trabalhadores, sentar com a Reitoria, com os diretores, e poder discutir, encaminhar e resolver os problemas dos trabalhadores”.

Diretor-geral do campus anfitrião do encontro, o professor Adriano Willian da Silva também destacou a necessidade de diálogo. “É fato: precisamos pacificar as relações; às vezes a gente percebe que uma disputa política vira uma disputa pessoal, de inimizade, e isso não faz bem para ninguém, não faz bem para o servidor e não faz bem para a instituição. Então, meu desejo é que a gente possa sempre estar dialogando, porque o sucesso da gestão não é só da gestão, mas da instituição à qual todos pertencemos”, disse.

Durante o debate, ainda se manifestaram a professora Zita Castro Machado e o professor Diego Dutra Zontini, entre outros servidores.

Participaram da cerimônia docentes e técnicos de diferentes campi e também os integrantes da nova direção pro tempore do IFPR, nomeados nesta terça-feira (19).

Portarias de nomeação de dirigentes do IFPR são publicadas no DOU

Foram publicadas, nesta terça-feira (19), no Diário Oficial da União, portarias de exoneração e nomeação de dirigentes do IFPR. As mudanças ocorrem em quatro pró-reitorias e também em duas diretorias de campus.

Leia, a seguir, os nomes dos pró-reitores e diretores nomeados nesta terça* pelo Reitor Pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta:

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progepe): Eliane Aparecida Mesquita
Pró-Reitor de Ensino (Proens): Sérgio Garcia dos Martires
Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi): Marcelo Estevam
Pró-Reitor de Administração (Proad): Carlos Alberto de Ávila
Diretor de Expediente e de Apoio aos Campi do Gabinete do Reitor: Carlos Alberto Pereira do Rosário

Campi
Diretor-Geral Pro tempore do Campus Jaguariaíva: Douglas Ivo D Espindola de Oliveira
Diretor-Geral Pro tempore do Campus Irati: Diego Dutra Zontini

*Outras exonerações e nomeações podem ser publicadas nos próximos dias.

Diário Oficial da União, Seção 2, nº 137, terça-feira, 19 de julho de 2016, p. 22.

O Reitor Pro tempore e o representante do MEC com os novos pró-reitores

Informações do site na Reitoria do IFPR