II SIPEX apresentou programação diversificada para alunos e servidores – Campus Irati

II SIPEX apresentou programação diversificada para alunos e servidores

O II Seminário de Inovação, Pesquisa e Extensão do Campus Irati – SIPEX, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, apresentou uma programação diversificada para os participantes. Durante o evento, foram apresentados cinquenta projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizadas palestras, oficinas, minicursos, sessões orais, jogos e apresentações culturais.

No dia 19, o engenheiro Marcelo Campello apresentou palestra sobre “O programa Ecotroca”; o professor Wellton Costa de Oliveira (UTFPR) ministrou a palestra sobre “Internet das Coisas, Informática e muito mais”; e o professor Josias Reis Lima falou sobre “Propriedades dos números de Fibonacci e proporção áurea”. Ainda na parte da manhã, o professor Caio César Spindola de Oliveira explanou sobre “Gestão para a Inovação”; o professor Vitor Marcos Gregório (IFPR Campus União da Vitória) palestrou sobre “Qual a importância da Iniciação Científica na sua vida?”; e o professor Alessandro de Melo falou sobre a “Educação na visão dos empresários”.

Na parte da tarde, foi realizada mesa redonda que discutiu “A educação pública no Brasil”, com a participação dos professores Carla Michele Ramos e Juliano Peroza, a pedagoga Juliana Viecheneski e a Secretária de Educação Claudia Zanlorenzi, com a mediação da pedagoga Ana Claudia Marochi. Um mini curso sobre “Appinventor”, ministrado pelo professor Rodrigo Duda ensinou aos estudantes sobre aplicativos. No período noturno, foram realizadas duas palestras: “Empreendedorismo, inovação e software livre”, pelo professor Wellton Costa de Oliveira; e “Gestão para a Inovação”, proferida pelo professor Caio César Spindola de Oliveira.

Na manhã do dia 20, os alunos apresentaram os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. No período vespertino aconteceu a divulgação de projetos dos servidores IFPR e atividades físicas e jogos organizados pelas professoras Talita Assis e Thalita Pimenta. Fechando a programação do evento, na parte da noite, foi realizado pelos professores Thalita Pimenta e Valter Estevam Jr. o mini curso “PhoneGap – Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos”.

“O SIPEX foi muito importante para que eu pudesse expressar oralmente tudo que desenvolvi durante o ano junto com a professora, o que aprendi e qual a expectativa da causa do nosso projeto para o sujeito na sala de aula que são os nossos alunos, por ser um projeto na área do ensino de química.”, ressalta Everton Lucas Martins Silveira, aluno do 3º ano do curso Técnico Integrado em Agroecologia. Vanessa Pachalki, aluna do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, destaca a expectativa para o V SE²PIN: “A minha expectativa é muito grande porque eu já participei ano passado e foi uma experiência que marcou a minha vida, pude ver que realmente os projetos e trabalhos que eu me envolvo aqui no Instituto podem ter um impacto na comunidade”.O Diretor de Pesquisa e Inovação do IFPR, professor Alysson Artuso participou do evento representando a PROEPI e colaborou como avaliador de projetos. A professora Laynara Santos, integrante da comissão organizadora, destaca que o SIPEX é o principal evento científico do Campus, onde são apresentados os projetos executados ao longo do ano. “Os alunos apresentam muito animados e com muito orgulho os seus trabalhos”, destaca. “Nós tivemos nesta edição cinquenta trabalhos inscritos. Foi uma difícil escolha selecionarmos onze para serem enviados para o V SE²PIN, que será realizada em outubro, em Cascavel”. “Percebemos nestes projetos a integração entre os eixos e entre os cursos, em trabalhos que envolviam as áreas de informática e agroecologia”.

Confira todas as fotos do evento na página do facebook do IFPR Campus Irati. O resultado final dos projetos classificados para o V SE²PIN pode ser conferido aqui.