Encontro sobre a Juventude Rural e a agricultura familiar discutiu experiências e propostas – Campus Irati

Agroecologia

O “Encontro sobre a Juventude – Juventude: Sucessão, Permanência e Estratégias de Diversificação e Geração de Renda no Meio Rural” foi realizado no último sábado, dia 27 de maio, na Unicentro. O IFPR Campus Irati foi um dos parceiros do evento, que reuniu a juventude rural da região centro sul do Paraná para compartilhar experiências exitosas de organização social, diversificação e geração de renda.

O Encontro reuniu jovens de mais de quinze municípios da região. “Esses municípios trabalham com a fumicultura, e os jovens estavam preocupados em discutir sobre a permanência desta juventude no campo e sobre diversificação de renda. Temas como sucessão familiar e o preparo desses jovens através da educação para assumir a propriedade da família também foram discutidos”, destacou o coordenador do curso de Agroecologia do IFPR Campus Irati, professor João Luís Dremiski. Segundo o professor, o evento atingiu seu objetivo, com a participação de mais de 350 jovens e suas famílias, incluindo alunos e servidores do Campus Irati. “Para o Instituto Federal do Paraná foi muito importante o Encontro sobre a Juventude, porque pudemos discutir educação do campo, formas e possibilidade de atender as demandas desses jovens através da educação e também a nossa função social enquanto instituição preocupada com o desenvolvimento regional”, acrescentou.

O Encontro teve início com um café compartilhado entre os participantes. Logo após, ocorreu a abertura do evento com uma mesa de autoridades, que teve a participação da Diretora Geral do IFPR Campus Irati, Ana Cláudia Radis. Em seguida, foi realizada uma apresentação cultural e explanações sobre os temas abordados no evento. No período da tarde, aconteceram vinte oficinas com apresentações de experiências. Entre elas, duas foram realizadas por professores do IFPR: o professor João Luís ministrou uma oficina sobre educação do campo e agroecologia e a professora Silvana Moreira lecionou uma oficina sobre plantas medicinais.

Para Felipe Kruk Surmacz, aluno do 2º ano do curso Técnico Integrado em Agroecologia, eventos como esse proporcionam ao aluno vivenciar na prática o que aprendem na sala de aula: “foi muito interessante, porque houve uma troca de conhecimentos, além de que tivemos contato direto com as demandas, ensinamentos, e conhecemos a maneira como esses jovens atuam na sociedade. Dessa forma, pudemos conceber uma ideia mais abrangente e favorecer nosso desenvolvimento e formação como agroecologistas que irão atuar diretamente com essas pessoas no futuro, e também indiretamente, de modo a conciliar o meio rural ao meio urbano”.

A aluna do curso Técnico Subsequente em Agroecologia de Prudentópolis, Ana Cristina Rickli Van Uffelen, acredita que o importante para o jovem é encontrar a sua vocação: “tenho visto uma motivação principal para que o jovem agricultor permaneça nas suas propriedades junto com seus pais, mesmo nas dificuldades. Vejo também que cada jovem tem uma vocação para realizar algo nesta vida, e quando descobrimos essa vocação, tudo se encaminha. No momento que você descobrir a sua, as coisas vão se encaixar de tal maneira como a que eu estou experimentando hoje”, finalizou.

No final do Encontro, foi elaborada uma carta para ser entregue para as autoridades da região, com as propostas dos jovens sobre juventude rural.