Curso de extensão do IFPR Campus Irati é apresentado em congresso na Colômbia – Campus Irati

Curso de extensão do IFPR Campus Irati é apresentado em congresso na Colômbia

O professor João Luís Dremiski apresentou o curso de extensão “Operadores de direitos coletivos, ambientais, étnicos e culturais das benzedeiras e benzedores, costureiras de machucadura e massagistas tradicionais” no V CEPIAL, realizado na Colômbia. O evento aconteceu de 20 a 23 de junho na cidade de San Juan de Pasto, capital do Departamento de Nariño, e foi organizado pela Red Internacional Casla-Cepial, sob a coordenação geral da Universidade de Nariño.

O projeto foi desenvolvido pelo IFPR Campus Irati em parceira com o Nucleo de Estudos em Agroecologia/CNPq e com o Movimento Aprendizes da Sabedoria, e foi apresentado no Encuentro Internacional sobre Construcción de la Paz, la No Violencia y el Buen Vivir. Na oportunidade, foram apresentadas ainda diferentes experiências de defesa dos direitos humanos e da natureza, tanto por universidades como organizações e movimentos sociais de mulheres, jovens, camponeses, povos indígenas e outras instituições públicas e privadas de toda a América Latina, comprometidas com a perspectiva do conceito do “Buen Vivir”.

Dremiski destaca que as principais atividades do congresso foram as conferências como a do mexicano Enrique Leff, autoridade mundial em temas ambientalistas, os atos culturais, as apresentações de trabalho com temas como territórios, culturas e naturezas de uma perspectiva biocultural. “Conflitos socioambientais, certificação participativa, gestão comunitária e sociais de agroecossistemas sustentáveis em territórios rurais na América Latina, direitos da natureza, biocentrismo e bens comuns e intercâmbios de experiências como a gestão coletiva e comunitária de uma reserva andina por uma comunidade tradicional camponesa também foram importantes temáticas discutidas”, finaliza.