Práticas inclusivas foram discutidas em Seminário do NAPNE – Campus Irati

NAPNE

Práticas inclusivas foram discutidas em Seminário do NAPNE

Representantes da rede municipal e estadual de ensino, da rede de proteção social, servidoras(es) IFPR Campus Irati e de outros campi participaram do II Seminário do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE do IFPR Campus Irati, realizado nos dias 9 e 10 deste mês. As discussões foram norteadas pelo tema “O contexto escolar e as práticas inclusivas”.

O seminário foi organizado pelo NAPNE do IFPR Campus Irati, com apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), Secretaria Municipal de Educação de Irati (SMED) e Departamento de Pedagogia da Unicentro Campus de Irati. Participaram da abertura do evento a Diretora Geral do IFPR Campus Irati Ana Cláudia Radis, o Diretor de Ensino Diego Dutra Zontini, a representante do NAPNE da Reitoria do IFPR Flavia Nunes Flores Hubie, e a Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) Marisa Massa Lucas.

Para a psicóloga Thaysa Zubek Valente, coordenadora do NAPNE do IFPR Campus Irati, as discussões enfocaram “temáticas caras à educação, que precisam ser pautadas quando da proposição de práticas inclusivas dentro do ambiente escolar e a construção de uma educação que, de fato, inclua todas(os) em sua diversidade”.

Mesas-redondas mediadas pela pedagoga do IFPR Campus Irati Juliana Pinto Viecheneski, discutiram práticas de inclusão e exclusão na escola, a educação inclusiva na perspectiva dos direitos humanos e da cidadania, medicalização da vida e medicalização na educação, e experiências educacionais inclusivas na cidade de Irati. Tais atividades contaram com participação dos professores Sandra Lillian Zarpellon Passos (NRE), Juliano Peroza e Joaquim Jorge Monteiro de Morais (IFPR Campus Irati), Maria Amélia Ingles (Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira), Alexandre de Lucca (Unicentro), das psicólogas Thais Rodrigues dos Santos (Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude de Irati), Bárbara Niero (Secretaria Municipal de Saúde de Mandaguaçu-PR), Monia Karine Azevedo (NAPNE do IFPR Campus Assis Chateaubriand), Teresa Cristina Magnabosco de Oliveira e a pedagoga Roseli Malach Marochi (ambas da SMED).

Oficinas de práticas pedagógicas inclusivas foram ministradas pelas professoras Miriam dos Santos Marconato (NRE), Angela Santos Macedo (CEEBEJA Guarapuava) e Adriane Meyer Vassão (Unicentro). A intérprete de LIBRAS e coordenadora do NAPNE do IFPR Campus Paranaguá, Lana Mara Gomes, proferiu palestra sobre distúrbios de audição fonêmica sob a perspectiva histórico-cultural.  “Os saberes e experiências compartilhados pelas(os) profissionais que participaram das mesas-redondas e oficinas se mostraram relevantes frente à necessidade de elaborar, potencializar ou revisar ações dentro da escola”, complementa Thaysa Valente.