PDI do Campus Irati será lançado dia 22 – Campus Irati

Câmpus Irati

PDI do Campus Irati será lançado dia 22

O lançamento do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR Campus Irati (PDI) para o período 2019-2023 será realizado na quinta-feira, dia 22, às 14h, nas dependências do campus. O Reitor Odacir Zanatta e equipe participarão das discussões ao lado de estudantes, servidores e comunidade externa.

O PDI organiza diretrizes, premissas e objetivos de longo prazo. Trata-se de um guia a ser seguido pela instituição em relação à sua missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas para os próximos cinco anos. É a partir do documento que são apontadas as demandas e metas relacionadas à oferta de cursos, programas de assistência estudantil, de inclusão social, entre outras.

A construção do documento é coletiva e tanto a comunidade interna quanto externa são convidadas a elaborar proposições, que estão agrupadas em eixos temáticos como perfil institucional, políticas acadêmicas, infraestrutura física, políticas de gestão, avaliação institucional e relacionamento com a comunidade.

Audiências públicas

Para a elaboração do PDI do IFPR, estão ocorrendo audiências públicas nas 25 cidades em que há unidades do Instituto. O objetivo é coletar contribuições dos estudantes, pais, professores, técnicos e comunidade local.

Durante as audiências há apresentações sobre o PDI e avaliações do Plano anterior, em vigor entre os anos de 2014 e 2018. São distribuídos formulários para que a comunidade formalize avaliações e sugestões. Toda essa dinâmica é conduzida e acompanhada por representantes das comissões de elaboração do PDI, que estarão disponíveis para apresentar as informações necessárias.

A elaboração do PDI é uma exigência do Ministério da Educação às instituições federais de ensino, que devem elaborá-lo conforme as orientações do decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.