IFPR Campus Irati comemora aniversário – Campus Irati

Câmpus Irati

IFPR Campus Irati comemora aniversário

Publicado em

Copiado!

O dia 23 de abril é bastante simbólico para a comunidade acadêmica do IFPR Campus Irati. Há exatos cinco anos o Ministério da Educação emitiu a Portaria nº 330 com autorização de funcionamento da unidade como campus e a partir de então passou-se comemorar o aniversário nesta data.

Mas a história do Instituto Federal do Paraná em Irati começou bem antes, em 15 de outubro de 2009, quando a unidade foi instalada como núcleo avançado do Campus Curitiba. A aula inaugural realizada em 1º de março de 2010 marcou o início efetivo das atividades, com a oferta dos cursos técnicos subsequentes em Agroecologia, Informática e Produção de Moda e cursos na modalidade a distância. A inauguração oficial como campus avançado ocorreu em 27 de dezembro daquele ano, em ato solene em Brasília.

Evolução

De lá para cá o campus evoluiu de forma significativa, sempre proporcionando ensino gratuito e de qualidade. A partir de 2013 passou a ofertar o Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos em Informática e Agroecologia. Quatro anos depois foi aberto o curso técnico subsequente em Agroecologia em Prudentópolis. O primeiro curso superior foi o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com início em 2015, e o curso superior seguinte foi o de Licenciatura em Química, a partir de 2018.

Esforços estão sendo investidos para a abertura, nos próximos anos, do curso superior de Agronomia com ênfase em Agroecologia. E o primeiro curso de especialização teve início em 2017: Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Desde o primeiro ano de funcionamento, vêm sendo ofertados cursos de formação de docentes para capacitar professores das redes municipal e estadual de ensino de Irati e região, assim como cursos de formação inicial continuada (FIC) para a comunidade de Irati e municípios vizinhos.

O quadro de servidores foi gradativamente sendo ampliado: em 2010 eram sete docentes efetivos, dois técnicos administrativos em educação, dois estagiários e seis funcionários terceirizados; hoje 87 pessoas integram a equipe, entre docentes efetivos e substitutos, técnicos administrativos em educação e funcionários terceirizados.

Localizada na Vila Matilde, a unidade funciona em dois blocos, um de 1.112m² e outro de 2.727m², e área de 39.000m² onde está em fase de conclusão a construção do ginásio de esportes de 1.682m².

Novas obras de ampliação da estrutura física estão previstas para ocorrer em fases distintas de expansão. Isso possibilitará a oferta de outros cursos em diferentes modalidades e níveis, consolidando o IFPR Campus Irati como referência em educação profissional e tecnológica e contribuindo para o desenvolvimento da região.

Veja mais imagens da evolução na página do IFPR Campus Irati no Facebook.

 

 

Topo