Gênero e diversidade sexual e violência contra a mulher serão debatidos – Campus Irati

Câmpus Irati

Gênero e diversidade sexual e violência contra a mulher serão debatidos

Debates sobre práticas de violência contra as mulheres e sobre gênero e diversidade sexual serão promovidos pelo IFPR Campus Irati por meio de oficinas temáticas, nos dias 12 e 13 de junho. As atividades serão ministradas por profissionais e membros de coletivos feminista e da diversidade, docentes, estudantes e pesquisadoras(es) da área, agentes de políticas públicas para as mulheres e para a diversidade das áreas da Assistência Social, Psicologia, Direito e Saúde, e que irão mediar os debates nas oficinas.

A psicóloga Thaysa Zubek Valente, organizadora dos eventos, explica que as oficinas serão organizadas como espaços de diálogo, de troca de experiências e vivências e de construção de conhecimento sobre as temáticas. “O foco será a promoção de uma cultura de respeito aos direitos humanos e à diversidade”, diz.

No dia 12, os debates irão enfocar violência doméstica e familiar contra a mulher, racismo e violência contra a mulher, violência obstétrica, cultura do estupro, relacionamentos abusivos, ativismo feminista em contextos coletivos, masculinidades e violência, feminicídio: como e por que morrem as mulheres. Os temas debatidos nas oficinas no dia 13 serão: homofobia na escola, queer e transfeminismo, lgbtfobia e a criminalização da homofobia, (des)construção das sexualidades e a luta dos movimentos sociais, desmentindo a “ideologia de gênero” nas escolas e a “cura gay”, heteronormatividade e diversidade sexual, diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Todas as oficinas serão realizadas nas dependências do IFPR Campus Irati.

Inscrições

As inscrições são gratuitas. Alunos do campus poderão efetuar as inscrições no período de intervalo das aulas até o dia 8 de junho. Pessoas interessadas em se inscrever como participantes externas devem entrar em contato com thaysa.valente@ifpr.edu.br

Apoio

Para a realização dos eventos, o IFPR Campus Irati conta com o apoio de Unicentro, por meio do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE); Secretaria Municipal de Assistência Social; Coletivo Mariellas da cidade de Irati; Grupo Universitário de Diversidade Sexual e Identidades de Gênero (GUDI) da UEPG; e Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Gênero, Diversidade e Inclusão (NeGeDI) do IFPR Campus Curitiba.