IFPR, Campus Irati participa da 20° Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) – Campus Irati

IFPR, Campus Irati participa da 20° Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)

IFPR, Campus Irati participa da 20° Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). O evento avalia os alunos participantes, que de acordo com a classificação nas etapas, podem chegar até a Etapa Internacional que será realiza no Japão.

A proposta da Olimpíada é incentivar os alunos ao interesse pelas Ciências da Computação, por meio de atividades que envolvem desafios e engenhosidades. Durante a competição, os alunos enfrentam questões com diferentes níveis de dificuldade relacionada à programação de computadores, onde as respostas são escritas em linguagens de programação específicas, como C, C++, Java, Java Script e Python .

Dos competidores da etapa nacional, tiveram aproximadamente, mais de 7000 participantes, 89 sendo do estado do Paraná, e 06 do IFPR, Campus Irati. No campus Irati, tiveram mais de 40 inscritos, onde 14 foram classificados para a etapa estadual, e 02 alunos vão para a etapa nacional, que são respectivamente, João Victor Gonçalves e Luis Eduardo Siman, dos 3° e 4° anos do Curso Técnico de Ensino Médio em Informática, que poderão participar da Semana Olímpica que será realizada na Unicamp (que classificará 04 alunos para irem para o Japão, na etapa final), caso sejam aprovados na avaliação que foi realizada no dia 25.08, no campus da Instituição, com o acompanhamento dos professores do curso.

O professor Francis Luis Baranoski, que é o coordenador da OBI, Campus Irati, está acompanhando os discentes nas fases de avaliação, juntamente com a equipe de professores do curso do Instituto. A OBI é promovida pela Associação Brasileira de Computação (SBC), coordenada pelo Instituto de Computação da Unicamp, com o apoio do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Maiores informações sobre a Olimpíada no site da Unicamp> https://olimpiada.ic.unicamp.br/noticias/

João Victor Gonçalves e Luis Eduardo Siman, junto ao Professor Francis Baranoski

Fonte: Assessoria de Comunicação Campus Irati