Instituto Federal em Irati participa de projeto que contempla a área educacional no município – Campus Irati

geografia

A proposta do evento visou trabalhar a capacitação do profissional da educação.

Ocorrido no dia 30 de agosto, o encontro junto aos professores da rede municipal de ensino, propôs através de uma parceria entre o IFPR, Campus Irati e a Unicentro (Departamento de Geografia), fomentar práticas pedagógicas e didáticas, tendo como instrumento de destaque a cartografia local, em especial junto a professores das últimas séries do ensino médio fundamental.

Os professores Osmar Ansbach ( IFPR), e Daniel Luis Stefenon (Unicentro), coordenadores do projeto, estiveram participando do encontro, onde algumas atividades foram realizadas, entre elas: caminhadas, atividades de leitura e compartilhamento de interpretação de paisagens. A ideia foi, portanto, incentivar os docentes a se envolverem nas práticas propostas, de modo a valorizar a cartografia como uma ferramenta multidisciplinar importante no processo de desenvolvimento das ações educacionais.

O projeto ainda possui mais 04 encontros até o fim do ano; e  em especial para o ano de 2019, apresentar algumas estratégias especiais que contemplem atividades mais elaboradas, com a possível participação de docentes e alunos no município de Irati, com a proposta de produção de publicação de Atlas Geográfico Escolar, como exemplo da potencialidade e relevância dos eventos realizados.

A valorização da disciplina Geografia, se torna, desta forma, fundamental no projeto em andamento, com destaque para seu caráter interdisciplinar nos contextos diversos e práticas realizadas no cotidiano, na formação cidadã e no desenvolvimento social.

Fonte: Assessoria de Comunicação IFPR, Irati