Campus Irati participa de Feiras de Sementes Crioulas dos Pescadores e Pescadoras Artesanais e Caiçaras – Campus Irati

biodiversidade

As Feiras propiciaram o contato dos alunos do campus com um ambiente cultural e ecológico, na cidade de São João do Triunfo e Guaraqueçaba.

Agricultores familiares do Coletivo Triunfo, que são indígenas de Tomazina, prestigiaram o encontro, com destaque para o Projeto mantido por eles: Guardiões da Biodiversidade, na cidade de São João do Triunfo, no dia 01 de setembro.

Mais de 500 pessoas estiveram presentes na cidade, que ressaltou a exposição de mais de 80 tipos de sementes crioulas resgatadas na feira de sementes crioulas da escola Estadual Antônio Witchemichen, da comunidade de Marcondes, na cidade de Prudentópolis, também no Paraná. A programação contou com diversas apresentações culturais, características da região, incluindo músicas que retrataram a vida camponesa.

Já nos dias 07 e 08 de setembro, na cidade de Guaraqueçaba, os discentes do curso de Agroecologia do Campus Irati participaram então, da Primeira Feira de Sementes Crioulas dos Pescadores e Pescadoras Artesanais e Caiçaras.

Os participantes também puderam desfrutar da paisagem do local, como acompanhar de perto quais são os desafios e conflitos enfrentados pela pesca tradicional nas áreas de conservação ambiental. Escolas do campo da região, que possui áreas ameaçadas de fechamento, também expuseram seus trabalhos, que valorizaram a cultura das sementes crioulas.

Alunos na visita a São João do Triunfo

Feira das Sementes em Guaraqueçaba