Horta Pedagógica é Projeto apresentado por alunos do curso de Agroecologia – Campus Irati

Agroecologia

Horta Pedagógica é Projeto apresentado por alunos do curso de Agroecologia

Ação faz parte de atividade que propõe melhorar formas de convivência e aprendizagem, de modo cultural e sustentável.

No dia 13 de setembro, no Centro de atenção Integral a criança e ao adolescente, foi realizado o encontro entre alunos do curso de Agroecologia do Campus Irati, juntamente às crianças do CAIC, no município.

A proposta do evento foi abordar o projeto proposto que trata sobre a construção de hortas nas escolas, com abordagem aos alunos do ensino fundamental I, onde o espaço de plantação se torna um local de conhecimento e aprendizagem entre os envolvidos, ressaltando os conceitos da agroecologia.

O projeto foi realizado na Escola Municipal João Paulo II durante os últimos três anos, 2016 a 2018, onde foram desenvolvidas diferentes práticas didáticas, tais como, atividades em sala de aula utilizando maquetes e protótipos e atividades práticas na horta, proporcionando uma alimentação mais saudável e conhecimentos sobre práticas agroecológicas.

O trabalho realizado na horta mostra a relevância do contato com a terra, destacando temas de ecologia, nutrição e alimentação, demonstrando aos alunos como são produzidos os alimentos, visando-se desta forma, portanto, a importância de húmus através do minhocário, cultivo de plantas medicinais e seus benefícios, inclusão da família para o resgate de tais saberes, experimentos demonstrativos sobre cereais de inverno, adubação verde, sementes crioulas, caldas, entre outras atividades.

Diante do exposto, a horta pode ser usada como um laboratório vivo pelos professores das instituições envolvidas na proposta, pois pode contribuir no ensino e aprendizagem dos educandos. A horta no ambiente escolar proporciona uma melhor aprendizagem para os alunos, além de uma melhoria na alimentação.

Fonte: Assessoria de Comunicação, Campus Irati