Professor de História do Campus lança livro sobre Genocídio Ucraniano – Campus Irati

Notícias

Professor de História do Campus lança livro sobre Genocídio Ucraniano

Publicado em

Copiado!

O professor doutor Anderson Prado, docente de História do Campus, apresenta seu livro, de modo a contemplar um tema que resgata memórias sobre a Ucrânia.

Resultado da pesquisa de doutorado do professor, o livro traz relatos sobre um evento específico que ocorreu na Ucrânia, na década de 30, e teve uma grande repercussão no Brasil. Trata-se de um genocídio ocorrido no país, com o tema que retrata uma época que marcou sua história, com o título: “Holomodor (1932-1933): Repercussões no Jornal Ucraniano-Brasileiro Prácia“. O termo “holomodor” quer dizer morte de fome.

O tema não possuía muitas informações até a década de 90, sendo uma questão tratada de forma censurada. O jornal ucraniano brasileiro Prácia (1912-atual), de Prudentópolis, trazia poucas informações sobre o ocorrido. Apenas em países do leste europeu, existiam alguns pesquisadores, onde o professor Anderson conseguiu contato para enriquecer a produção de sua pesquisa. Ainda assim, no Brasil, foi possível fazer algumas entrevistas com sobreviventes da tragédia, que residem, atualmente, no Paraná, em Londrina e Curitiba.

O lançamento do livro, da Editora Espaço Acadêmico, ocorreu recentemente em 2018, sendo realizado na Pontifícia Universidade Católica, em Brasília. Internacionalmente, acontecerá o lançamento em países como: Alemanha, Espanha, Portugal e Ucrânia, com início a partir do mês de novembro, até o ano de 2019.

Professor Anderson Prado é formado em História, pela Unicentro/PR, mestre e doutor pela Unisinos/RG, e pretende continuar pesquisando como pós-doutorado sobre o tema de sua tese, que deu origem ao seu livro.

Topo