Alunos participam de Troca de Sementes Crioulas na região de Irati – Campus Irati

Agroecologia

Alunos participam de Troca de Sementes Crioulas na região de Irati

No último dia 21.11 foi realizada a Primeira Feira de Troca de Sementes Crioulas, no Colégio Estadual do Campo Imaculada Conceição na Comunidade de Ligação, próxima a Prudentópolis.

Esta Feira teve a parceria do Instituto Federal do Paraná Campus Irati, e do NEA – Núcleo de Estudos em Agroecologia financiado pelo CNPq. Os preparativos ocorreram durante todo o ano através da capacitação dos professores e de diagnósticos envolvendo um inventário da realidade dos estudantes da escola e de atividades desenvolvidas por todas as disciplinas do ensino fundamental e médio.

Trabalhos teóricos e práticos orientados pelos professores e equipe pedagógica foram expostos e também foram usados como avaliação parcial dos estudantes. Além da enorme diversidade de espécies de sementes e de plantas trazidas pelos alunos e seus familiares muitos artesanatos também foram expostos.

Cada aluno e aluna que estava nas bancas expositoras recebeu os participantes com muita alegria e conhecimento para partilhar além do colorido presente nas decorações. As oficinas e palestras foram muito criativas e contaram com professores e servidores do Colégio, alunos do Curso Técnico  Integrado em Agroecologia do IFPR, e da Emater. O café da tarde servido aos mais de 300 participantes foi todo doado pelos próprios alunos da escola e mostrou além da solidariedade, uma grande variedade no cardápio.

As atividades culturais realizadas pelos alunos como apresentação de músicas e teatros deram um diferencial à Feira trazendo um debate sobre a vida no campo. É a Escola do Campo se aproximando da realidade de seus alunos.