Campus recebe a visita do Movimento de benzedeiras Aprendizes da Sabedoria – Campus Irati

Campus recebe a visita do Movimento de benzedeiras Aprendizes da Sabedoria

O encontro ocorreu na Instituição, com o objetivo de realizar a produção de pomadas terapêuticas junto ao grupo.

No dia 04 de dezembro, as integrantes do grupo Movimento Aprendizes da Sabedoria, composto por moradores das cidades de Irati e Rebouças, participaram de um momento de produção de pomadas, que ocorreu no laboratório de química do Instituto, com a participação de professores, alunos e servidores da área. As pomadas, segundo as integrantes do grupo, podem ter diversas finalidades, como: antialérgicos, descongestionantes, relaxantes e anti-inflamatórios, feitas a base de ervas, cânfora, alecrim, hortelã, entre outras plantas que possuem uso terapêutico.

Para Dona Dejanira Oliveira, benzedeira da cidade de Rebouças, que está no grupo desde 2011, além do substrato para fazer os medicamentos, é preciso ter fé, crença e confiança na utilização destes, para terem um efeito físico e acima de tudo, cognitivo. Para Dona Rosalina dos Santos, do município de Irati, que faz parte do Movimento há 04 anos, os florais ajudam em trabalhos de recuperação física, aliados a contato manual, e produção de chás terapêuticos também, nos devidos tratamentos e abordagens.

Rosalina destaca ainda que, o grupo viaja a vários lugares do Brasil, participando de eventos que contemplam o tema, e envolvem a sociedade. Segundo ela, não existe idade para trabalhar com as ervas, com a fé e com a crença na potencialidade deste tipo de trabalho e de tratamento. Todo o processo vai se aperfeiçoando com a prática, tempo e dedicação às ações.

Após a produção das pomadas, realizada no Laboratório de Química do Instituto, as integrantes da visita receberam certificados de participação, e compartilharam um momento de lazer, na realização de um coffee-break oferecido pela Instituição.

O Movimento Aprendizes da Sabedoria existe desde, aproximadamente, 2002, e valoriza o envolvimento com causas comunitárias, sociais e culturais. A troca de experiências geradas entre as benzedeiras e o Instituto, como um todo, com toda sua comunidade acadêmica, ente alunos e servidores, enriquece os aprendizados, as vivências e a valorização à diversidade, sendo muito positiva para quem as vivencia.

O curso  técnico integrado em Agroecologia, do Ensino Médio, coordenado pelo Professor João Dremiski, realiza diversas ações e projetos em parceria com as benzedeiras.