Alunos de Agroecologia apresentam Cultura do feijoeiro no Campus – Campus Irati

Agroecologia

Alunos de Agroecologia apresentam Cultura do feijoeiro no Campus

Publicado em

Copiado!

Nas últimas semanas, discentes do segundo ano do curso integrado do Ensino Médio em Agroecologia realizaram exposições de feijões cultivados nas dependências do campus.

Sob a orientação da professora Édina Lopes, que ministra as disciplinas de Cultivo de base ecológica e Manejo de organismos expostos, os alunos expuseram a chamada "cultura do feijoeiro", resultado de pesquisas e artigos sobre o estudos e acompanhamento de plantas. 

Desde o primeiro bimestre, os alunos vêm desenvolvimento atividades ligadas à área do cultivo do feijão, onde foi possível, neste último bimestre, expor sobre os cuidados relacionados ao seu manejo, com as técnicas e conhecimentos utilizados para plantar diversos tipos de feijões. Dentre os procedimentos e processos seguidos pelo estudantes, destacam-se que: os tipos de plantas foram colocados em áreas de solo ácido, o que exigiu um acompanhamento para seu crescimento, como: regar o solo com caldas diversas (composições feitas pelos alunos), para  manter o solo rico em substâncias nutritivas. 

Dentre os feijões cultivados, ainda, destacam-se alguns apresentados: verde (rico em fibras), lab lab (naturais em trópicos e lugares exóticos, com rápido crescimento, e uso ornamental), e vermelho (utilizado na culinária francesa). Os plantios, demoraram em média, dois meses até atingirem o estado de apresentação que foi exposto pela atividade, conforme algumas fotos a seguir.

Atividades práticas significam grande aprendizado aos acadêmicos, pois permitem o conhecimento que vai além da sala de aula, acrescenta, enriquece o contexto explorado e analisado.

 

Topo