Inscrições para os editais de Assistência Estudantil são prorrogadas – Campus Irati

Inscrições para os editais de Assistência Estudantil são prorrogadas

Foram prorrogadas até o dia 18 de fevereiro as inscrições para os editais de Assistência Estudantil. Além do prazo estendido, a base de cálculo para distribuição de recursos entre os campi foi revista. Neste ano, a inscrição será realizada pela internet, por meio do Sigae, com a documentação exigida em edital para cada um dos programas.

São eles: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace), Programa Estudante – Atleta (PEA), Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis) e Programa de Monitoria. Confira as informações abaixo.

A justificativa para a retificação foi uma revisão na base de cálculo para distribuição de recursos entre os campi do IFPR. Com a reconfiguração, mantém-se como fonte para mensuração do número de alunos a plataforma Nilo Peçanha, porém o quantitativo agora desconsidera os estudantes não presenciais e distribui os recursos com base no número de estudantes presenciais matriculados no campus. “A nova base de cálculo foi uma reivindicação oriunda dos campi, e acreditamos que ajusta os editais visando a melhor distribuição dos recursos da Assistência Estudantil”, explica Marilisi Fischer, diretora de Assuntos Estudantis (Daes/Proens). “Considerando o volume de inscrições previstas para o último dia e que o sistema ficou indisponível momentaneamente no dia 14 de fevereiro, prorrogamos até 18 de fevereiro de 2019, às 23h59, o recebimento de inscrições. Desta forma, possibilitamos aos estudantes maior prazo e buscamos assegurar o pagamento no mês de março, contribuindo para a permanência dos estudantes que necessitam do recurso para continuar estudando”, explica.

Os editais foram lançados no dia 19 de dezembro e os cinco programas são destinados a promover melhor desenvolvimento das atividades educacionais e combater os índices de evasão, assegurando o sucesso escolar.

Confira informações como datas, valores e orientações abaixo e a íntegra dos editais, também disponíveis na página da Assistência Estudantil.

Proeja
Seleção de estudantes devidamente matriculados nos cursos Proeja Integrado e Proeja-FIC, do IFPR, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsa cujo objetivo é custear parcialmente despesas com alimentação, transporte e aquisição de material didático.

Inscrições exclusivamente pelo Formulário Eletrônico de Inscrição, via Sigae.
Requisito – estar devidamente matriculado nos cursos Proeja Integrado ou Proeja FIC do IFPR.
O valor destinado para este Edital é de R$ 148.500,00.
Número de bolsas: 55.
O valor do auxílio: R$ 300,00 mensais.
Pagamentos estão compreendidos entre março e novembro de 2019.
Confira a íntegra do edital n°170/2018 e retificação nº25/2019

Pace
Seleção de estudantes, devidamente matriculados em cursos técnicos de nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superiores regulares do IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de auxílio para fins de custear parcialmente despesas com: alimentação, moradia, transporte e aquisição de material didático.

Inscrições exclusivamente pelo Formulário Eletrônico de Inscrição, via Sigae.
Requisito: estar matriculado nos cursos técnicos de nível médio (concomitante, integrado e subsequente), Educação no Campo/Regime de Alternância e superior (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). Comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica, através de documentação.
O valor total destinado a este programa é de R$ 9.785.610,00.
Número de auxílios: 5309.
O valor do auxílio:
Categoria I: R$ 150,00.

Categoria II: R$ 280,00.

Pagamentos estão compreendidos entre março e novembro de 2019.
Confira a íntegra do edital n°171/2018 e retificação nº24/2019.

Pbis

Inscrição e seleção de estudantes, devidamente matriculados/as em cursos técnicos em nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superior, regulares no IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsa visando ao desenvolvimento de atividades em projetos educacionais aprovados para o exercício 2019.

Inscrições exclusivamente pelo Formulário Eletrônico de Inscrição, via Sigae.
Requisito – estar devidamente matriculado/a nos cursos técnicos de nível médio e ensino superior (bacharelado, licenciatura, tecnólogo).
O valor do auxílio: R$ 300,00 mensais.
Pagamentos estão compreendidos entre março a novembro de 2019.
Confira a íntegra do edital n°173/2018 e retificação nº22/2019.

PEA

Seleção de estudantes, devidamente matriculados/as em cursos técnicos em nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superior regulares do IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsas (auxílios financeiros) para participação em atividades desportivas, tanto em modalidades coletivas como individuais.

O valor do auxílio: R$ 300,00 mensais.
Pagamentos serão realizados entre março e novembro de 2019.
Confira a íntegra do edital n°174/2018 e retificação nº23/2019.

Programa Monitoria
Seleção de estudantes, devidamente matriculados em cursos técnicos de nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superiores regulares do IFPR na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aptidão para o componente curricular ao qual concorre, para concessão de bolsas (auxílios financeiros) e desenvolvimento de atividades acadêmicas/escolares de monitoria.

O valor do auxílio: R$ 300,00 mensais.
Pagamentos serão realizados entre março e novembro de 2019.
Confira a íntegra do edital n°172/2018 e retificação nº21/2019.