Irati e Rebouças terão cursos do Pronatec ministrados pelo IFPR – Campus Irati

Pronatec

Irati e Rebouças terão cursos do Pronatec ministrados pelo IFPR

Seguem abertas as inscrições para os cursos realizados pelo Instituto Federal do Paraná Câmpus Irati através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Em Irati ocorrerão os cursos de agente de desenvolvimento cooperativista, agente de gestão de resíduos sólidos, contador de histórias e espanhol básico. Em Rebouças serão realizados os cursos de bovinocultor de leite, produtor de embutidos e defumados, e produtor de frutas e hortaliças processadas pelo uso do calor.

Todos os alunos recebem bolsa auxílio no valor de R$ 2,50 a hora/aula, o que pode significar R$ 500,00 mensais, conforme a duração do curso escolhido. Os cursos são voltados para estudantes do Ensino Médio, agricultores ou filhos de agricultores, trabalhadores que vão dar entrada no Seguro Desemprego, e beneficiários de programas federais de transferência de renda.

Cursos em Irati

Agente de Desenvolvimento Cooperativista: atua no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos de cooperativas e na constituição de cooperativas em comunidades locais.

Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto

Previsão de início: 02/08/2014

Períodos: segunda-feira à noite, sábado manhã e tarde.

Agente de Gestão de Resíduos Sólidos: executa serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos com foco na redução, reutilização e reciclagem, efetuando inspeções e campanhas de conscientização para orientar na gestão adequada.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo

Previsão de início: 02/08/2014

Períodos: terça-feira à noite, sábado manhã e tarde.

Contador de Histórias: seleciona histórias, planeja estratégias e utiliza várias formas de comunicação para exprimir eventos por meio de palavras, imagens, gestos e sons, para diferentes públicos em escolas, hospitais e shoppings.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo

Previsão de início: 04/08/2014

Períodos: segunda-feira e terça-feira à noite, sábado manhã e tarde.

Espanhol Básico: o aluno vai aprender a se comunicar modo simples neste idioma, usando expressões cotidianas e enunciados muito simples.

Previsão de início: 02/08/2014

Períodos: quarta-feira à tarde, sábado manhã e tarde.

Inscrições até dia 18 de julho com Miriam na Casa da Cultura, telefone 3907-3157, e com Renata na Secretaria Municipal de Bem Estar Social, telefone 3907-3104. É preciso apresentar carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Cursos em Rebouças

Bovinocultor de Leite: gerenciamento da atividade produtiva leiteira; seleção e produção de insumos; operação de máquinas e equipamentos; legislação para produção e comercialização de leite, entre outros temas.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I incompleto.

Local: Centro Cultural

Produtor de embutidos e defumados: prepara instalações, utensílios e equipamentos para a fabricação de embutidos e transformação da matéria prima; aprende sobre moagem da carne, congelamento e descongelamento, armazenamento, formulação, embutimento e maturação, obtendo vários tipos de produtos embutidos e defumados.

Local: Centro Cultural

Produtor de frutas e hortaliças processadas pelo uso de calor: atua na elaboração de geleias, doces, compotas, caldas, néctar, sucos, polpas e molhos, respeitando as normas de Boas Práticas de Fabricação e Legislações Específicas, Normas de Saúde e Segurança do Trabalho.

Local: Centro Cultural

Inscrições até dia 1º de julho na Secretaria de Agricultura de Rebouças, com Clarisvaldo Antunelli, telefone 3457-2259. É necessário apresentar CPF, carteira de identidade (RG), comprovante de escolaridade e comprovante de residência.

Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail pronatec.irati@ifpr.edu.br