Cine Debate oportunizou discussões e reflexões – Campus Irati

Cine Debate oportunizou discussões e reflexões

Mudanças climáticas e crise civilizatória foi o tema do Cine Debate promovido pelo IFPR Câmpus Irati, em seis sessões apresentadas neste primeiro semestre. Cada sessão contou com um professor debatedor e a participação de 25 alunos, em média. O encerramento ocorreu no último dia 10, com a entrega de certificados aos estudantes que tiveram, no mínimo, 75% de presença nos encontros.

De acordo com Juliano Peroza, professor de Filosofia e Sociologia e idealizador do Cine Debate, os objetivos foram compreender criticamente a abrangência e o impacto social das mudanças climáticas a partir de filmes e documentários e propor princípios de práticas sustentáveis.

Foram apresentados os filmes Avatar; Home – nosso planeta, nossa casa; Aguirre, a cólera dos deuses; A carne é fraca; Lixo extraordinário; e A era da estupidez. Os professores debatedores foram Juliano Peroza, Osmar Ansbach, Ana Cláudia Radis, Edmarilson Rodrigues Pinto, Maressa Macedo, Carla Michele Ramos, todos do IFPR, e Mário de Souza Martins, da Unicentro. A ideia, segundo Peroza, é dar continuidade ao Cine Debate no próximo ano, com abordagem de temática diferente.