Feira de Sementes Crioulas reúne mais de dois mil participantes em Rio Azul – Campus Irati

Agroecologia

Feira de Sementes Crioulas reúne mais de dois mil participantes em Rio Azul

O Curso Técnico em Agroecologia do IFPR Campus Irati participou da 12ª Feira Regional de Sementes e da Agrobiodiversidade, realizada no Parque da Pedreira, em Rio Azul, no dia 7 de setembro. O tema “Sementes crioulas: construindo nossa autonomia” norteou as atividades. O evento contou com cerca de 2.500 participantes, entre agricultores e agricultoras familiares, professores, estudantes, lideranças sindicais e de órgãos públicos, entidades não governamentais e universidades, em caravanas de mais de trinta municípios do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Dentre as diversas atividades, ocorreram Oficina de Sementes Crioulas com relatos dos guardiões das sementes e elementos técnicos, Encontro Municipal de Mulheres com a troca de experiências e apresentação de políticas públicas, e Encontro Estadual da Juventude Rural com o tema Juventude e sucessão na agricultura familiar. Houve troca e comercialização de sementes entre os participantes, com mais de cinquenta expositores com diversas espécies de sementes crioulas, considerados como guardiões das sementes e conservação da agrobiodiversidade.

A realização da feira teve a colaboração do Grupo Coletivo Triunfo, AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa –UEPG/LAMA, Curso Técnico em Agroecologia do IFPR Campus Irati, Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva – COOPTRASC, Prefeitura Municipal de Rio Azul, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Azul.

Com informações da AS-PTA

Fotos: AS-PTA