Alunos do curso de Agroecologia participam de saída de campo na Comunidade do Arroio Grande – Campus Irati

Agroecologia

No dia 26 de maio, alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia realizaram uma saída de campo na Comunidade do Arroio Grande, localizada em Irati, com a finalidade de visitar uma pequena propriedade voltada à produção orgânica agroecológica e perfil de solo. A atividade fez parte do plano de ensino das disciplinas de Ecologia, Solos e Recursos Hídricos, ministradas por João Luis Dremiski, Silvana dos Santos Moreira e Rodrigo Predebon, professores do curso.

Na oportunidade os alunos observaram:

• Perfil de solo, visualizando algumas características geológicas da região e como acontece o processo de formação dos solos.
  • Rotina de uma propriedade agrícola, agroecológica de agricultura familiar;
  • Manejo de área degradada por práticas de conservação do solo;
  • Estrutura e textura do solo, características observadas no local através de visualizações e tato.
  • Sistemas de irrigação;
  • A biodiversidade do Agroecossistema;
  • Uso de máquinas e equipamentos;
  • Importância do solo, água e sementes para o agricultor.

O objetivo da saída de campo foi proporcionar uma vivência prática aos alunos dos conteúdos desenvolvidos nas aulas. “A saída a campo caracteriza-se como uma etapa de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem”, destaca o Professor Rodrigo Predebon.