14ª Jornada de Agroecologia tem início nesta quarta-feira, dia 22 de julho – Campus Irati

Agroecologia

14ª Jornada de Agroecologia tem início nesta quarta-feira, dia 22 de julho

De 22 a 25 de julho, será realizada em Irati a 14ª Jornada de Agroecologia. O IFPR Câmpus Irati é um dos parceiros envolvidos na realização do evento, que conta com a participação de agricultores, estudantes, técnicos, pesquisadores e educadores de instituições de ensino e pesquisa, de assistência técnica, organizações não governamentais e movimentos sociais do campo da cidade e de todo o país.

Criada em 2002, a Jornada é um importante espaço para o amplo debate da Agroecologia. O evento apresenta uma programação variada com palestras, seminários, oficinas, atividades culturais, plenárias, debates, entre outras atrações.

“O Câmpus Irati está contribuindo na coordenação geral da Jornada e na organização dos seminários, que terão temáticas sobre educação do campo, agrobiodiversidade, politicas públicas e campanha contra o uso de agrotóxicos. Além disso, o Instituto está auxiliando na organização das oficinas, que são espaços de troca de experiências, de atividades práticas relacionadas à agroecologia e à agricultura, e nas atividades culturais”, destaca o Professor João Dremiski, coordenador do curso de Agroecologia do Câmpus Irati. Ele ainda o ressalta que o Câmpus está contribuindo na ornamentação de todo o local e no credenciamento. As atividades culturais acontecerão no período noturno.

“Para os alunos o evento será importante tanto no envolvimento das atividades de organização da Jornada como na troca de experiências, de conhecimentos, dos seminários e outas vivências que não conseguimos colocar só dentro da sala de aula. Eles ainda terão a oportunidade de conhecer pessoas de outras regiões, outros estados, e até outros países, e poderão fazer esse intercâmbio de conhecimentos e cultural também”, diz. O Professor João completa que a 14ª Jornada de Agroecologia é um momento de dar visibilidade para as experiências da área de agroecologia que acontecem em Irati e região, valorizando os agricultores agroecologistas e os movimentos sociais que trabalham com questões ligadas a reforma agrária, da terra, da própria produção de alimentos saudáveis, economia solidária e outros movimentos que estão ajudando na coordenação da Jornada.

Confira a programação completa no site oficial da 14ª Jornada de Agroecologia.

Foto: Facebook oficial| Jornada de Agroecologia