IV Ficiencias recebe inscrições e resumos até 31 de agosto – Campus Irati

Ficiencias

IV Ficiencias recebe inscrições e resumos até 31 de agosto

A quarta edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) 2015 recebe inscrições e resumos até o dia 31 de agosto.

Com realização de 10 a 13 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR, a Feira é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras que poderão contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. É também um local de integração e troca de experiências que aproxima estudantes e professores do Ensinos Fundamental, Médio e Superior de todo o estado do Paraná, de Alto Paraná, Canindeyu e Caaguazú, do Paraguai, e da Província de Missiones, da Argentina.

A Feira visa ainda promover a cultura científica, a disseminação e a popularização do método científico e experimentação como ferramenta do conhecimento.

Ao término do evento, as melhores pesquisas são premiadas e poderão receber o acompanhamento de um professor de nível superior para continuar seus projetos. Assim, a Ficiencias pretende estimular, incentivar e valorizar os talentos em todas as áreas do conhecimento.

Serão premiados os participantes (estudantes, orientadores e coorientadores) dos trabalhos que obtiverem melhor pontuação na Feira, e a premiação é a seguinte:

1. a) Primeiro lugar geral: R$ 2.500,00;
  2. b) Segundo lugar geral: R$ 2.000,00;
  3. c) Terceiro lugar geral: R$ 1.500,00.

Confira o edital de abertura/inscrição 2015 e o Regulamento Geral 2015.

Quem pode participar?

Poderão realizar a inscrição, apresentando projetos de pesquisa, estudantes de escolas públicas ou particulares que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio, o Ensino Técnico ou EJA, no estado do Paraná.

Os estudantes podem participar individualmente ou em grupo de, no máximo, três alunos por projeto. Todos os trabalhos ou projetos devem ter um orientador maior de 21 anos de idade, que poderá ser o professor e um estudante de graduação ou outra pessoa que possa auxiliar a conduzir a pesquisa. Opcionalmente, o grupo poderá ter um coorientador.

Além disso, professores do Ensinos Fundamental, Médio e Superior, além de instituições de ensino e comunidade em geral também podem participar, de acordo com as orientações da página da Feira. É prevista ainda a participação de voluntários maiores de 18 anos de idade, os quais podem se candidatar pelo próprio site, caso desejem auxiliar na organização do evento.

Confira aqui a programação da IV Ficiencias

Para mais informações, acesse a página da Ficiências 2015.