Campus Irati participa do 3º Seminário de Educação – Campus Irati

Campus Irati participa do 3º Seminário de Educação

No dia 15 de abril, o Instituto Federal do Paraná Campus Irati participou do 3º Seminário de Educação.

O professor João Luis Dremiski proferiu uma palestra sobre “Educação do Campo – Relatos de Experiências”. A professora Carla Ramos realizou a palestra “História do Paraná e Interdisciplinaridade nos anos iniciais” e apresentou os resultados do Curso de Extensão Ensino e História do Paraná, ministrado aos professores do município de Irati no ano de 2015. “Esse é um momento em que nós professores do IFPR podemos contribuir na formação docente da rede de ensino da nossa cidade, colaborando diretamente para um ensino de maior qualidade. Entre os frutos dessa formação destaca-se a produção de metodologias educacionais e materiais pedagógicos que versam sobre o tema da história paranaense”, destaca a professora.

A palestra “Aprendizagem significativa com base na teoria de Ausebel” foi ministrada pela pedagoga Ana Cláudia Marochi, onde o processo de aprendizagem dos estudantes se dá por meio de subsunçores que estão presentes na estrutura cognitiva e que se ligam a novos conhecimentos para a compreensão do novo conceito. A pedagoga destaca que a parceria com a Secretaria de Educação vem ocorrendo desde o início do ano de 2015, quando ministrou o curso de ciências “A experimentação como ferramenta para um ensino significativo da Ciência nas séries iniciais”, fruto do projeto de extensão aprovado pelo edital 20/2014 da PROEPI, que teve a participação de dois bolsistas e resultou na produção de um caderno pedagógico e jogos didáticos. “Desenvolvo ainda um projeto de pesquisa (PIAP) sobre Trabalho e Educação profissionalizante também aprovado pelo edital 23/2014 da PROEPI”, destaca Ana.