Dia Internacional contra a Homofobia é lembrado no IFPR Campus Irati – Campus Irati

Dia Internacional contra a Homofobia é lembrado no IFPR Campus Irati

O Dia Internacional Contra a Homofobia foi lembrado no IFPR Campus Irati nos dias 16 e 17 de maio. As ações foram propostas pelas bolsistas, Amanda Borges e Tiffany Cristin Otto, estudantes do segundo ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática, e a coordenadora, a psicóloga Thaysa Valente, do projeto de extensão “Desconstruindo tabus e preconceitos para construir a (con)vivência com as diferenças: diálogos sobre gênero e diversidade na escola”.

No dia 16, ocorreu um cine-debate do filme “Meninos não choram”, em que estiveram presentes servidoras(es) e estudantes, colaborando com as discussões sobre o problema social das fobias de gênero, que estão presentes no cotidiano de muitas pessoas, violentadas de diversas formas, inclusive nos seus direitos mais fundamentais – como a vida.

No dia 17, a roda de conversa sobre o tema contou com a presença de Héliton Lau, professor visitante do Instituto ISAM e pesquisador na área de gênero e diversidade; os representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências do município de Irati-PR, Denis Musial e Thiago Gorte; os representantes do Coletivo LGBT Iratiense, Edson de Oliveira e William Oliveira; e as bolsistas do projeto de extensão. Estiveram presentes, nesta data, além de servidoras(es) e estudantes, estudantes de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus Irati.

“O preconceito, discriminação e violência motivados em razão das normas de gênero e do desrespeito à diversidade sexual atinge gravemente as pessoas LGBT, sendo o Brasil o país que está no ranking de ocorrência dos crimes homofóbicos. Por ser a escola o lugar de formação ético-cidadã, é imprescindível trazer essa discussão para este espaço. Ambos os momentos foram de reflexão sobre os modelos constituídos, histórica e culturalmente, de feminilidade e masculinidade, e de como os corpos dos sujeitos e as relações entre eles estão aprisionadas em padrões que produzem práticas de violência, exclusão e tentativas de eliminação das diferenças. Foram dias de reafirmação do compromisso de defender a vida e a diversidade; compromisso que não se encerra em dois dias”, destaca a psicóloga.

Confira aqui mais alguns depoimentos sobre o evento

“Como aluna do Instituto foi uma grande honra estar aqui para este evento. Ter contato com pessoas LGBT foi uma experiência maravilhosa, e espero que outras pessoas do Campus e de outras escolas tenham essa oportunidade que eu tive.”
Mariana Cequinel, aluna do segundo ano Curso Técnico Integrado em Informática

“Para mim é de extrema importância participar deste projeto, pois em todas as escolas que passei, em nenhuma delas vi nenhum projeto parecido.”
Amanda Borges, aluna do segundo ano Curso Técnico Integrado em Informática e bolsista do projeto

“Acredito que a atitude do IFPR deve ser tomada como um exemplo pra não deixar passar em branco uma data como essa, porque a homofobia acontece na escola, ela interfere os sujeitos que tem acesso à educação, e ela interfere no andamento da nossa sociedade enquanto democracia.”
Edson de Oliveira, arte-educador da Secretaria Municipal de Cultural e integrante do Coletivo LGBT Iratiense

“A mesa redonda realizada no IFPR sobre a discussão de gênero e diversidade foi muito pertinente pois a abertura desses espaços de reflexão, que problematiza padrões heteronormativos e constrói espaços de respeito a diversidade, reconhece a complexidade do ser humano em suas particularidades e assegura a promoção da cultura da paz e o respeito ao próximo.”
Denis Cezar Musial, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências do município de Irati