Direção da Unicentro visita o IFPR Campus Irati – Campus Irati

Direção da Unicentro visita o IFPR Campus Irati

No dia 17 de maio, o IFPR Campus Irati recebeu a visita do Vice-diretor da UNICENTRO Campus Irati, professor Erivelton de Fontana de Laat. A reunião teve como objetivo conversar sobre as parcerias já existentes e estreitar o relacionamento entre as instituições.

Participaram da reunião o Diretor Geral Pro Tempore do Instituto Federal do Paraná Campus Irati, professor Celio Alves Tibes Junior, o Vice-Diretor da Universidade Estadual do Centro-Oeste Campus Irati, Professor Erivelton de Fontana de Laat e o Coordenador Contábil, Financeiro e Orçamentário IFPR, Paulo Sergio Bonato. Na ocasião, foram apresentadas as situações atuais do IFPR Campus Irati e da Unicentro, além de discutidas possíveis parcerias e o desenvolvimento de convênios já existentes. Foram abordados temas como empresa júnior, incubadoras, robótica, inovação tecnológica, planejamento estratégico, os cursos ofertados por ambas as instituições e os próximos passos para ratificar novas parcerias.

O Campus Irati já tem diversos projetos realizados em parceria com a Unicentro. O professor Célio destaca que “em 2015 realizamos em conjunto um evento de repercussão estadual na área de robótica, com capacitação a partir de contribuição da UFRGS e isso só foi possível devido a ajuda mútua entre as duas Instituições”. Acrescentou ainda o Diretor Geral de Irati que “o relacionamento contínuo entre a UNICENTRO e o IFPR pode permitir o planejamento de nossas ações e ofertas sem desnecessárias concorrências de projetos, bem como podemos unir forças e usar a criatividade em momentos de crise para vencer limitações orçamentárias ou de recursos humanos, compartilhando esforços. O IFPR Campus Irati se declara parceiro e apoiador de ações em conjunto e vê com bons olhos essa aproximação da nova gestão eleita para o período a partir deste ano.”

Durante a reunião o Vice-diretor da UNICENTRO apresentou um pedido de realização de projeto de pesquisa de iniciação científica, com aplicação de questionários aos professores do IFPR, tratando de qualidade de vida. O professor Célio Tibes despachou imediatamente por meio de portaria autorizando o procedimento dando sinais da boa vontade de parcerias entre as duas instituições.

“Para a Unicentro, essa visita é importante porque ela coloca um passo inicial nas relações entre o IFPR e a própria universidade, já que tivemos uma mudança de gestão na UNICENTRO Campus Irati recentemente. Sabemos que temos vários compromissos já agendados de outras gestões que as duas instituições possuem, mas é importante nos inteirarmos do que já vínhamos fazendo e do que podemos fazer, uma prospecção de intercâmbio, de troca de conhecimento, de qualificação docente, de pesquisas que são importantes para as duas instituições. Esse é o grande intuito deste momento. O professor Afonso Figueiredo, Diretor da UNICENTRO Campus Irati, também gostaria de externar aqui o seu cordial abraço a toda a comunidade do Instituto. Vim como precursor para iniciarmos o diálogo, mas esperamos uma maior interação durante todo o convívio das gestões tanto do Instituto Federal do Paraná como da UNICENTRO.”, destaca o professor Erivelton.