Palestra “Aplicação de projetos pedagógicos diferenciados – uma prática da Pedagogia por Projetos a partir do exemplo do Campus Jaguariaíva – IFPR” é realizada – Campus Irati

No dia 19 de maio, foi realizada pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR Campus Jaguariaíva, professor Ramon Martins, e pelo professor Fabio Lucas da Cruz, uma palestra para os servidores do Campus Irati. A palestra teve como objetivo compartilhar o modelo de Projeto Pedagógico – PPC e projeto de cursos do Campus Jaguariaíva, com vista a reconstrução dos PPCs do Campus Irati.

Segundo o professor Ramon, o método pedagógico apresentado é uma maneira de evitar a evasão: “A pedagogia para projetos promove uma interação e maior autonomia para os alunos em relação à tradicional. A educação atual não pode mais ser a tradicional, pois o mundo evoluiu”, destaca. O professor Fabio acrescenta que o currículo do Campus é construído cotidianamente. “Por isso temos uma transdisciplinaridade, temos professores envolvidos que entram juntos em sala de aula, que abordam temáticas que sejam interessantes para os alunos, que propõem problemas para os estudantes e o desenvolvimento de produtos vinculando pesquisa, extensão e ensino em projetos que envolvam a comunidade e sejam significativos para os alunos.”

Ramon também falou sobre a importância do intercâmbio entre os Campi: “As experiências boas que estão acontecendo nos Campi devem ser levadas para todos, pois tem muita gente fazendo muita coisa boa no Instituto. Este intercâmbio é essencial”, diz. “Nós não queremos que seja apenas transposta para um Campus (a metodologia apresentada). Queremos apresentar nossas ideias para que aquilo seja adequado a uma determinada realidade, e que sensibilize a refletir sobre a própria prática realizada, como fazemos no Campus Jaguariaíva, buscando outros referenciais, e acredito que este intercâmbio é fundamental para isso”, finaliza Fábio.

O diretor geral do Campus Irati, professor Célio Tibes, acrescenta que “o projeto de Jaguariaíva é experimental e foi implantado já no início do Campus, apontando ótimos resultados até agora. Pode ser usado como um exemplo para se pensar diferente, estimulando que nós gestores e servidores da educação pensemos em modelos diversos e atualizados de ensino e projetos de cursos. É difícil sair do formato tradicional no qual fomos formados, mas é necessário buscar saídas para vencer as dificuldades e fracassos da educação – principalmente a evasão e a repetência. O ser humano deve ser visto como em desenvolvimento e a perspectiva de formação deve primar por elevar o grau individual de desenvolvimento e não apenas parâmetros gerais e médios, muitas vezes injustos.”

A palestra foi indicada pela PROENS, para conhecimento de todos os professores e servidores relacionados ao Ensino como um caso de sucesso a ser estudado e discutido pelos servidores do IFPR.