Perfil do Egresso – Campus Irati

Perfil do Egresso

Atualizado em

O egresso do presente curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática deverá ser capaz de ter uma postura de professor-pesquisador, fazendo a articulação entre teoria e prática para ampliar os horizontes da autonomia diante de sua prática, a fim de contribuir para o desenvolvimento da educação básica. Desse modo espera-se que o egresso seja capaz de:

• Realizar frequentemente o exercício da reflexão teórico-prática sobre a ação docente, valorizando a formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática;
  • Identificar situações da/na sua ação educativa que possam ser problematizadas a partir dos referenciais teórico-metodológicos discutidos no curso;
  • Compreender e utilizar os resultados de pesquisas científicas como contribuições para a sua prática docente, diminuindo a distância entre a universidade e a escola.
  • Perceber a ciência como condição para a formação da cidadania, e o conhecimento científico como um mediador para a ação social.
  • Ter conhecimentos específicos no ensino de Biologia, Física, Química e Matemática, relacionando aos conteúdos pedagógicos, de modo que viabilize ações interdisciplinares;
  • Utilizar materiais alternativos, ferramentas tecnológicas e programas educativos no ensino das Ciências da Natureza e a Matemática.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.