Seu browser não suporta JavaScript!

Acesso à informação
Página Principal » Cursos Superiores » Bacharelado em Agronomia » Apresentação

Apresentação

O Curso Superior em Agronomia tem por objetivo formar bacharéis para a atuação profissional específica em carreiras da área de Ciências Agrárias através de sólida formação científica, humanística, crítica, criativa e reflexiva, enfatizando conceitos e princípios ecológicos e a relação entre técnica, ética e os aspectos políticos, culturais e socioambientais.

O curso tem como ênfase a agroecologia, a qual pode ser compreendida como a ciência que tem suas raízes nos métodos e práticas tradicionais de manejo produtivo dos ecossistemas pelas populações camponesas, que se baseiam na valorização dos recursos naturais e culturais disponíveis em cada território. Seus princípios apontam caminhos que evidenciam uma perspectiva clara de construção de uma concepção de sustentabilidade, abrindo as portas para novas opções de práticas sociais, incluindo o manejo da agricultura, floresta e pecuária e da organização social.

A oferta do curso de Agronomia resulta de mobilizações de movimentos sociais do campo interessados na educação como política fundamental ao processo de desenvolvimento rural sustentável no Estado do Paraná. Sua localização em Irati deve-se ao acolhimento de debates produzidos pela sociedade regional organizada acerca da necessidade de repensar a escola do campo e sua finalidade, como indutora principal na valorização da agricultura familiar camponesa e sua inclusão na dinâmica do desenvolvimento regional.