Seu browser não suporta JavaScript!

Acesso à informação
Página Principal » Cursos Superiores » Bacharelado em Agronomia » Perfil do egresso

Perfil do egresso

O egresso do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFPR deverá ser um(a) profissional com visão crítica e reflexiva e capacidade técnica científica para atuação profissional em todas as áreas da agronomia mantendo seus princípios éticos, visão socioeconômica ampla, capacidade de comunicação e compromisso socioambiental. Deverá ser capaz de se adaptar, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações e propor a resolução de problemas de maneira integrada aos profissionais de outras áreas do conhecimento para o atendimento das demandas do desenvolvimento local, regional e nacional, preservando e melhorando o ambiente e os recursos naturais nele contidos.

Deverá articular teoria e prática, mobilizando-as de maneira eficiente e eficaz para atender funções de natureza estratégica, ambiental, tecnológica e de sustentabilidade requeridas nos processos de produção de alimentos. Para isso, o profissional necessitará de discernimento, senso crítico, criatividade, racionalidade; capacidade de conceber, de se comunicar e de agir, para estabelecer uma relação participativa com os sujeitos sociais de um território ou de uma cadeia produtiva.

Enfim, um profissional comprometido com o desenvolvimento rural participativo, sustentável e solidário, em harmonia com o meio ambiente e com os sujeitos do campo, atuando como agente de mudança na gerência de sistemas agroecológicos produtivos, de forma inovadora e pautada nos princípios da ciência agroecológica e da ética profissional.