Perfil do egresso – Campus Irati

Perfil do egresso

Atualizado em

Os licenciados em química estarão aptos para atuar como professores de química no ensino médio, e também sujeitos de transformação no cenário da educação básica no Brasil, formando cidadãos críticos e com uma visão ampla da química e de suas relações com o cotidiano e demais componentes curriculares. Pretende-se que os licenciados em química, formados no IFPR Campus Irati, possam atuar no magistério, em nível médio, de acordo com a legislação específica, e estejam aptos para utilizar uma metodologia de ensino inovadora, contribuindo assim para o desenvolvimento intelectual e curiosidade científica dos seus futuros alunos.

Deste modo, o egresso terá condições de exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, e preparado para enfrentar as dificuldades do magistério, além de conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros e identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo. Pretende-se, portanto, formar professores pesquisadores, autônomos para dar continuidade à sua formação inicial.

O foco principal do curso é a formação de professores, no entanto, deve-se considerar que o curso de Licenciatura em Química, por oferecer uma sólida formação em conhecimentos da ciência Química e de ciências correlatas, também capacitará profissionais para atuar em diferentes segmentos do mundo do trabalho. Neste sentido, o licenciado em Química poderá ser capaz de:

• Atuar no ensino não-formal, centros e museus de ciências e divulgação científica;
  • Continuar sua formação acadêmica na pós-graduação nas áreas de Ensino de Química, Educação ou quaisquer das sub-áreas da Química ou Ciências;
  • Desenvolver metodologias e materiais didáticos, identificando e avaliando seus objetivos educacionais;
  • Articular as atividades de ensino de Química na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
  • Possuir habilidades básicas de comunicação e cooperação;
  • Refletir sobre sua atuação ao pesquisar para interpretar os problemas, especialmente ligados ao processo ensino/aprendizagem, e da ética, como base da formação para a cidadania de seus alunos;
  • Atuar em laboratórios de ensino e pesquisa em universidades ou em indústrias químicas.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.