Seu browser não suporta JavaScript!

Página Principal » Menu Institucional » NAPNE

NAPNE

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Câmpus Irati, vinculado à Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis, é um núcleo permanente, que tem por natureza promover ações necessárias para o acesso e permanência do aluno com necessidades educacionais específicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como desenvolver estudos, numa perspectiva crítica, articulando ações com outras instituições educacionais de diferentes níveis de ensino e com entidades de e para pessoas com deficiência.

No dia 22 de setembro de 2014, foi realizada a instalação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE do IFPR Campus Irati. O colegiado está sob a coordenação da servidora Lana Mara Gomes, que é tradutora e intérprete de linguagem de sinais, tendo como integrantes as pedagogas Ana Cláudia Marochi e Juliana Pinto Viecheneski e o assistente social Ornelis Vicente dos Santos. Participaram da solenidade de instalação o diretor geral do Campus Irati, Profº Francis Luiz Baranoski, e a diretora de Ensino, Profª Carla Michele Ramos.

O NAPNE é responsável pela preparação da instituição para receber pessoas com deficiência nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Cursos Técnicos e Tecnológicos (Lato Sensu e Stricto Sensu). O objetivo é fomentar a implantação e consolidação de políticas inclusivas no Instituto, por meio da garantia do acesso, permanência e êxito do estudante com necessidades educacionais específicas IFPR, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.