Publicado em
Na região central do Paraná, em Irati, o aposentado que cultiva hortas, Vilmar de Almeida, colheu uma batata doce gigante, com aproximadamente 10 quilos. Segundo o professor de Agronomia do Campus Irati, João Dremiski, que participou do momento da colheita, trata-se de uma combinação formada pela terra fértil associada a uma muda sadia para plantação, resultando em uma decomposição da matéria orgânica, esterco curtido e palhas.
Para a agronomia é essencial trabalhar com plantios e colheitas que sejam enriquecidos, tanto no sentido de produção orgânica, mas de casos como este, que rendem bons experimentos e estudos para área, realizados dentro de produções simples e sem tecnologias adicionais.
Atualmente, o IFPR Campus Irati oferece um curso integrado em Agroecologia para o Ensino Médio, assim como o curso superior Bacharelado em Agronomia, que são voltados para agroecologia.
Maiores informações também pela reportagem realizada a seguir: https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2019/05/05/aposentado-que-cultiva-hortas-em-terrenos-baldios-de-irati-colhe-batata-doce-de-10-kg.ghtml