/ Notícias / Campus Irati participa de projeto de horta comunitária junto à hospital de caridade da região

Campus Irati participa de projeto de horta comunitária junto à hospital de caridade da região

Publicado em

No último dia 27.09, no hospital de caridade, Dona Darcy Vargas, foi realizada uma ação pelo grupo de humanização da Unidade de Cuidados Continuados Integrados: “FloresSer”, com a participação do professor do IFPR, Campus Irati, João Dremiski, que trabalha com a área de agroecologia e agronomia da Instituição. A proposta do projeto é desenvolver um planejamento de atividades voltadas à junção de áreas multidisciplinares, por meio também do contato com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, e nutricionistas, entre outros.

Localizada em Rebouças, Paraná, a Unidade de Cuidados Continuados objetiva promover cada vez mais um aumento da funcionalidade, participação e autonomia dos usuários, visando uma reabilitação integral, por meio de um processo interdisciplinar, atrelado a rede de cuidados, analisando aspectos de atividades básicas e instrumentais a aspectos biopsicossociais.

A articulação, portanto, da UCCI junto à comunidade, por meio da atenção primária da rede de saúde, é essencial, por meio do planejamento e estratégias que foquem o espaço social, simbólico e cultural dos pacientes. Esta proposta se articula com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS – Sistema único de Saúde, 2015.

A proposta da horta comunitária, realizada em um espaço apropriado, permite assim momentos de interação de atividades de plantio e cultivo com os participantes, incluindo os familiares dos pacientes. Por meio da atividade, objetiva-se assim, que o Hospital traga experiências e intervenções junto aos repertórios de vivências que são feitos. 

Imagem em destaque cedida pelo grupo de Humanização “FloresSer”.

 

 

 

Leia mais

Topo