Início Notícias Saúde mental e práticas de cuidado são temas de ciclo de debates no Campus Irati

Durante o mês de outubro serão realizados encontros junto às turmas de ensino médio da Instituição, com o objetivo de contemplar o tema da saúde mental e de práticas de cuidados em relação ao contexto e realidade dos estudantes adolescentes. Considerando os números crescentes de adoecimento psíquico em adolescentes e jovens, e a necessidade de trazer o tema da saúde mental para o espaço escolar-acadêmico, é que foram programadas rodas de diálogo sobre saúde mental e práticas de cuidado durante o mês de outubro com as turmas de Ensino Médio.

Nesses diálogos, serão discutidos os modos possíveis de entender a saúde mental, como um aspecto da nossa saúde que envolve questões psíquicas, emocionais e afetivas, relacionadas a aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos de nossas vidas. A relação entre saúde mental e inclusão social (no que se refere a classe social, gênero e orientação sexual, pertencimento étnico-racial etc.), saúde mental e relações interpessoais e familiares, saúde metal e relacionamentos amorosos, saúde mental e gênero, saúde mental e solução de conflitos, saúde mental e escolha profissional, dentre outras.

Ainda assim, serão explanados conceitos sobre práticas de cuidado e de acolhimento, que podem ser assumidos individual e coletivamente para a promoção da saúde mental; e quando e como, portanto, buscar a escuta qualificada de um(a) profissional nos casos de sofrimento psíquico intenso. Compreende-se que o espaço escolar deve propor ações que promovam a saúde mental das(os) estudantes,  tanto nas práticas educativas em sala de aula quanto naquelas que acontecem em momentos como esse, de rodas de diálogo sobre a temática.

Os debates acontecerão na Biblioteca do Campus, com a média de um encontro por semana. A responsável pela proposta é a psicóloga do Campus Irati, Thaysa Valente.