Início Notícias Campus Irati destaca e apoia evento realizado pelo Movimento Aprendizes da Sabedoria em Irati e região

Promovido pelos Movimento aprendizes da sabedoria e Instituto equipe de educadores populares, nos dias 14, 21 e 28.09 e 05.10 (04 módul0s), o evento que abordou temas relacionados a valorização histórica, cultural e regional do grupo de benzedeiras e benzedeiros da região de Irati. O curso intitulado: O despertar da benzedeira, foi uma prática  voltada a comunidade, no sentido de trabalhar o potencial das plantas medicinais, juntamente a atividades de massagem, cura , tradicionalidade, cones e sensibilidade das romarias, com a participação de 45 pessoas.

A busca pelo compartilhamento proposto destacou o  conhecimento tradicional destes grupos. O MASA é um movimento que existe desde 2008,  respaldado em leis municipais e estaduais, que preservam e legitimam a luta destes. Dentre as atividades realizadas, Campus Irati configura-se como parceiro da realização deste trabalho de valorização das benzedeiras locais, por meio da realização de projetos e ações que contemplam esta parceria, trazendo a junção de práticas que utilizam ervas medicinais à área da agroecologia.

Os temas trabalhados foram: histórico e conhecimento sobre o MASA; realização da produção de pomadas; ensinamento de orações, rezas, simpatias, e como trabalhar com a cera de abelha; e sobre as romarias: ervas medicinais, práticas tradicionais, valorizando tradicionalidade.