Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Irati
Início Notícias Campus Irati produz materiais e realiza mais doações no combate à Covid-19

Campus Irati produz materiais e realiza mais doações no combate à Covid-19

Publicado em

Professor de Química Jorge Delezuk, agentes da Prefeitura de Irati, e a diretora-geral do Campus, Ana Cláudia Radis, na entrega dos materíais de proteção no combate à Covid-19.

No último dia 15 de maio, a diretora do IFPR Campus Irati, Ana Claudia Radis, acompanhada pelo professor do curso de Licenciatura em Química Jorge Delezuk, realizaram mais uma entrega de produtos: máscara de proteção e álcool gel produzidos pela equipe do referido curso: professora Viviane Martini e Giselle Calaça, e da técnica de laboratório Viviane Matoso, à Prefeitura de Irati, que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e Secretaria de Saúde. A proposta faz parte da aprovação de dois projetos planejados e concretizados, especialmente em relação à pandemia da COVID-19.

Campus Irati dentre as ações institucionais que vem realizando com respeito à prevenção, conscientização e combate ao novo coronavírus, vem produzindo máscaras de proteção, assim como álcool gel para que sejam doados posteriormente às entidades que mais necessitam, neste momento. Foram doações, portanto, 50 litros de álcool em gel, e 1300 máscaras de proteção facial.

O projeto intitulado “Produção, envase e distribuição de álcool gel 70% pelo IFPR – Campus Irati” teve o objetivo de produzir álcool gel, sob a coordenação do professor e coordenador do curso de Licenciatura em Química do campus, Jorge Delezuk. E o projeto “Confecção de Máscaras protetoras contra o Covid-19: Parceria entre IFPR – Campus Irati e a Prefeitura Municipal”, refere-se à confecção de máscaras de tecido, sob a coordenação da professora de Química também, Viviane Martini.

Dentre as parcerias realizadas para a realização dos projetos, destacam-se:  Ariane Fernandes Bertonha Delezuk, Química registrada e atuante no CRQ 9° Região (Paraná); Visual Premium Comunicação Visual – empresa de impressão, a qual forneceu (gratuitamente) os rótulos para as embalagens de álcool gel 70% e das máscaras; e Prefeitura Municipal de Irati, distribuição dos álcool gel 70% para a população de risco.

Produção

Foram produzidas 1300 máscaras de proteção de tecido não tecido – TNT – com elástico e suporte nasal, por costureiras e voluntários, até o momento; com o acabamento (esterilização,  autoclave e embalagem) sendo realizado pelos servidores citados do Campus Irati, na Instituição.

As embalagens de álcool gel 70% INPM – 05 litros foram produzidas também no laboratório de Química do Campus pela mesma equipe de servidores de área de química  da Instituição.

Doações

O público alvo que será contemplado com as doações serão: Grupos de risco que estão mais suscetíveis perante ao Covid-19: idosos acima de 60 anos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes e diabéticos. Segundo o último censo realizado pelo governo (2019) a microrregião de Irati possui 6.509 residentes acima dos 60 anos, representando aproximadamente 10% da população total da microrregião. Além de profissionais da área de saúde e segurança do município.

Outras Ações

Além do processo de produção e doação de produtos de prevenção e proteção à COVID-19, a Instituição está realizando campanhas de conscientização, oferta de cursos de ensino e extensão, atividades pedagógicas remotas, assistência da seção pedagógica, e acompanhamento de todas as informações e orientações sobre a pandemia do coronavírus, por meio do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

O isolamento social, neste momento, faz-se necessário, assim como a suspensão das atividades acadêmicas presenciais até dia 31 de maio, por ora. Para maiores informações sobre as ações do IFPR frente ao combate à COVID-19, acesse: AÇÕES IFPR CONTRA COVID

Produção de Máscaras

Para a produção de máscaras, voluntários participaram de forma assídua, solícita e com grande compromisso e responsabilidade, entendendo a importância da ação para a posterior doação. O IFPR agradece imensamente, desta forma, a todos aqueles que se empenharam para concretizar a produção das 1300 que foram repassadas à Prefeitura de Irati. A seguir, alguns registros dos momentos de fabricação das máscaras.

Araci Komniski

Emilia Jarski

Nina Suemi Ike

Rosa Franqueto

Silvana Moreira

João Valadão

Rose  Pedroso

Malu Peroza e Angelina Peroza

Inês Galicioli

Zelita Casagrande Martini

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo