/ Notícias / Licenciatura em Química conquista nota 5 na avaliação do Ministério da Educação.

Licenciatura em Química conquista nota 5 na avaliação do Ministério da Educação.

Publicado em

O curso de Licenciatura em Química do IFPR – Campus Irati recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação – MEC.

Segundo o site do MEC, “os indicadores, produzidos pelo Inep, buscam subsidiar decisões para o aprimoramento da educação superior. Pelos números, é possível saber o que funciona e o que precisa melhorar”.

Para a Coordenadora do curso, Viviane Martini “Geralmente enquanto professores somos avaliadores constantes de nossos estudantes. Avaliamos para verificar o quanto nossos estudantes aprenderam, para também nos avaliarmos e identificar novos encaminhamentos para a melhoria da aprendizagem. Avaliar deveria ser algo rotineiro na vida de todos nós, entretanto, como é algo que nos impacta e que nos leva a refletir em torno de nossas ações e de nós mesmos, vem ao encontro da nossa autoreflexão. Avaliar e sermos avaliados é necessário, a fim de identificar se o que foi idealizado, foi consolidado, se foi coerente com sua concepção, se há melhorias ou rupturas a serem realizadas”.

A avaliação

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é a nota, de 1 a 5, dada, anualmente, a cursos de ensino superior. A pontuação máxima se baseia em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente, discente e técnico-administrativo; e infraestrutura.

Segundo a Coordenadora Viviane, “o maior desafio do processo é identificar e elencar tudo que foi feito durante estes quatro anos de existência do curso de Licenciatura em Química do IFPR-Campus Irati. Verificar que muito foi realizado, mas também identificar que há muito por fazer. Podemos dizer que conseguimos, neste período, retirar do papel um projeto e consolidá-lo dentro de sua concepção e ideais. Há ainda melhorias a serem feitas, mas o reconhecimento e a nota máxima 5 do MEC nos indicam que estamos no caminho”.

O curso

De acordo com a coordenação da Licenciatura em Química do IFPR – Campus Irati, o curso foi iniciado em 2017, no entanto “começou a ser construído e amadurecido a partir de 2014 quando, preliminarmente, pensava-se na oferta de um curso de Licenciatura com habilitação para Física ou Química, dada a demanda por professores na área na região e alinhado à concepção do IFPR de oferta de curso de Licenciatura na área da Ciências Exatas e Naturais”.

Atualmente, o curso é oferecido no período noturno e tem duração de 4 anos. Conta com 15 docentes, sendo 11 doutores, 3 mestres e 1 especialista.

Quanto a infraestrutura, atualmente, o curso utiliza quatro salas de aula, três laboratórios de química, sendo dois específicos para o curso e um interdisciplinar/multidisciplinar, além dos laboratórios de informática.

Com previsão de conclusão para 2023, há ainda a construção de um bloco didático com 6 salas de aula e mais 4 laboratórios que serão utilizados pelo curso.

A coordenadora do curso ainda destacou que “esta conquista não é somente da comunidade acadêmica do IFPR – Campus Irati, mas da cidade de Irati e região. Termos um curso em nossa cidade com conceito 5, impacta de maneira positiva os futuros egressos, oportunizando seu reconhecimento profissional. Este conceito permite que o Curso de Licenciatura em Química do IFPR- Campus Irati seja uma referência local e regional na formação de professores em Química. Esperamos, desta forma, que cada vez mais estudantes façam o processo seletivo (inscrições abertas!) e venham estudar conosco. Lembramos que nossos egressos também podem atuar em áreas afins e continuar na pós-graduação”.

Leia mais

Topo