Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Irati
Início NEABI

NEABI

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) têm o papel institucional de fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) no IFPR e para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial. Possuem o papel de assessorar a Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI) na gestão das políticas públicas contribuindo assim com o fortalecimento, a criação e a implementação de diretrizes, metas e ações com foco nessas identidades socioculturais.

Os Neabi são constituídos pelo Neabi Institucional, sob a gestão da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI); pelo Neabi Local instituído em cada campus, subordinado às Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão ou equivalente; pelos membros dos Neabi Locais, bem como seus respectivos representantes.

No Campus Irati, iniciou oficialmente em 26 de fevereiro de 2019, com a emissão da portaria referente ao Núcleo, por meio da PORTARIA Nº 42, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2019 , designando os membros componentes.

De acordo com o artigo 4º da Resolução nº 71/2018, são objetivos do Neabi:

I – assessorar equipes pedagógicas e gestores institucionais quanto à inclusão e/ou ampliação de temas relacionados à educação para as relações étnico raciais nos projetos pedagógicos de cursos (PPC);

II – contribuir no planejamento, elaboração, execução e monitoramento da política institucional do IFPR no que tange às ações afirmativas, com participação nas bancas de cotas dos processos seletivos, no acompanhamento sistemático dos estudantes cotistas nos campi e na produção de dados sobre esses estudantes, de acordo com a legislação vigente;

III – criar e disponibilizar por meio digital um banco de dados sobre as ações realizadas em todos os campi referentes a educação para as relações étnico-raciais e divulgar documentos e legislações referentes à temática, para consulta pública;

IV – estabelecer diálogos com comunidades quilombolas, indígenas e/ou tradicionais, movimentos locais em defesa dos direitos dos negros e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) e/ou outras instituições e órgãos cujos profissionais desenvolvam estudos e/ou ações sobre diversidade, história, identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e indígenas e combate ao racismo;

V – estimular a valorização da identidade afro-brasileira e indígena dos servidores e/ou estudantes, evidenciando a importância da ancestralidade e objetivando seu empoderamento;

VI – fomentar ações de extensão, pesquisa, inovação e ensino referentes a história, identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas);

VII – incentivar a socialização e compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas referentes a temática, por meio de atividades acadêmicas, encontros, cursos e/ou eventos, para a promoção de relações étnico-raciais positivas, propiciando nos campi a discussão sobre preconceito, discriminação racial e valorização das culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas);

VIII – planejar e executar, em colaboração com os diversos setores do IFPR, ações para formação continuada de servidores dos campi, de outros profissionais da educação e comunidade externa em geral;

IX – incentivar a criação de grupos de estudo e/ou pesquisa nos campi, referentes a história, identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas), racismo e valorização diversidade étnico-racial e cultural no IFPR, bem como promover a publicação de estudos e desenvolver materiais didáticos relativos à educação para as relações étnico-raciais;

X – realizar ações em colaboração com municípios, estado, Fóruns de Educação relacionados à diversidade étnico-racial, movimentos sociais, associações e/ou outras instituições, contribuindo para a promoção da igualdade na diversidade.

 O representante local do Neabi tem como atribuições:

I – acompanhamento da bibliografia disponibilizada na biblioteca do campus referente a História, identidade e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas); educação para as relações étnico-raciais; racismo e diversidade cultural, bem como indicação de autores negros, africanos e/ou de etnias indígenas, com vistas a solicitar ao setor responsável a aquisição constante de novos materiais;

II – acompanhamento e contribuição no planejamento, elaboração, execução e monitoramento da política institucional do IFPR no que tange as ações afirmativas, como a participação nas bancas de cotas dos processos seletivos, no acompanhamento sistemático dos estudantes cotistas nos campi e na produção de dados sobre esses estudantes, de acordo com a legislação vigente;

III – acompanhamento e desenvolvimento no campus de ações de extensão, pesquisa, inovação e ensino relacionadas a história, identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas), diversidade e discussão do preconceito e discriminação racial;

IV – colaboração junto às equipes pedagógicas para a garantia da inclusão da educação das relações étnico-raciais nos PPC; relacionados à diversidade étnico-racial, movimentos sociais, associações e/ou outras instituições, contribuindo para a promoção da igualdade na diversidade.

V – convocação e coordenação de reuniões contínuas para planejar e avaliar as atividades desenvolvidas no campus pelo Neabi Local, bem como representar o núcleo junto aos demais setores do IFPR;

VI -estabelecimento e articulação de diálogos e/ou parcerias com comunidades quilombolas, etnias indígenas e/ou tradicionais, movimentos locais em defesa dos direitos dos negros e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) e/ou outras instituições e órgãos cujos profissionais desenvolvam estudos e/ou ações sobre diversidade, história, identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes, etnias indígenas e de combate ao racismo;

VII – manutenção de registros atualizados de todas as atividades/ações relacionadas a história, identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas), diversidade e discussão do preconceito e discriminação racial realizadas pelo Neabi Local e pelo campus; emitindo relatórios ou disponibilizando dados sempre que solicitado pelo Neabi Institucional;

VIII – planejamento e organização das atividades e eventos anuais do Neabi Local, conjuntamente aos membros do núcleo;

IX – planejamento, elaboração, execução e avaliação de ações para formação continuada de servidores dos campi, de outros profissionais da educação e comunidade externa em geral, referentes à educação para as relações étnico-raciais, bem como produção de materiais relacionados à temática (IFPR, 2018, Art. 6º).

Documentos:

Resolução nº 71, de 21 de dezembro de 2018 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi, no âmbito do Instituto Federal do Paraná

Relação dos Representantes dos Campi (.pdf) – Atualização em 06/01/2020

 

Topo