Informações Contábeis – Campus Irati
Menu Institucional Administração Informações Contábeis

Informações Contábeis

Atualizado em

Copiado!

 

A contabilidade vem passando por transformações sem precedentes nos ultimos anos, principalmente pela sua convergência às Normas Internacionais (2007), pois num mundo globalizado é indispensável que todos os entes estejam em sintonia na forma de se pensar e se fazer contabilidade.

Com a Contabilidade Aplicada ao setor Público (CASP), isto não foi diferente e a adesão aos padrões internacionais está se dando de maneira gradativa e eficaz, na busca por uma padronização na forma de  reconhecer, mensurar e divulgar as peças contábeis de uma Instituição Pública.

No Brasil, o trabalho de tradução das Normas Internacionais (IPSAS), vem sendo conduzido pelo Comitê Gestor da Convergência no Brasil, que é um produto da ação conjunta do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) com o Instituto dos Auditores Independente do Brasil (IBRACON), que são os tradutores oficiais.

As Normas Internacionais editadas pela IFAC (International Federation of Accountants), representam o coroamento dos esforços e ações realizadas pelo CFC com a cooperação técnica da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio da sua Subsecretaria de Contabilidade, na busca da adoção,no Brasil, do novo modelo de Contabilidade Patrimonial, bem como da convergência das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais.

Sendo assim, a Coordenação Contábil, Financeira e Orçamentária do campus de Irati/PR, é o órgão responsável por coordenar, executar e fiscalizar os processos de natureza orçamentária, financeira e contábil, auxiliando a Diretoria de Planejamento e Administração na gestão administrativa do campus. Não obstante, este espaço também se traduz em um instrumento de transparência para todos os usuários da contabilidade, por ser esta a  sua função, gerar informações úteis e tempestivas, para a tomada de decisão.

Neste canal serão divulgadas todas as ações referente a execução orçamentária e financeira do campus, bem como seus reflexos no Balanço Patrimonial. A portaria de descentralização nº 1.264/2014 da PROAD/DCOF, representou um marco importantíssimo na história da Instituição, pois a partir dela, o campus passou  exercer todas as prerrogativas necessárias à gestão, como autonomia orçamentária, financeira e contábil.

Por fim, colocamo-nos à disposição de todos para eventuais esclarecimentos e aceitamos criticas e sugestões que possam contribuir com o andamento dos trabalhos desta coordenação através do email: paulo.bonato@ifpr.edu.br

Atenciosamente:

Paulo Sérgio Bonato

Coordenador Contábil

SIAPE: 2107313

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.