Orientações Gerais – Alunos e Responsáveis

O que é o RDE?

O Regime Didático Emergencial – RDE é o conjunto de normas referentes à retomada do calendário acadêmico para o ano letivo de 2020, objetivando o prosseguimento das atividades de ensino, protegendo a vida de estudantes e servidores/as e promovendo o ensino em conformidade com as orientações de prevenção e controle do contágio da COVID-19.
Maiores informações sobre o RDE podem ser encontradas na Resolução n.º 29 de 28 de setembro de 2020 – CONSUP.

O RDE é presencial?

Não. O RDE possibilita a substituição das atividades presenciais por atividades não presenciais, mediadas ou não por tecnologias digitais, enquanto durar a impossibilidade da presença física de servidores/as e estudantes nas dependências das unidades de ensino da instituição.

Qual é o período de implementação do RDE?

O RDE ocorrerá de 30 de outubro de 2020 a 30 de abril de 2021 para os cursos de nível médio e de 30 de outubro de 2020 a 29 de maio de 2021 para os cursos de nível superior.

Como ocorrerá o RDE?

O RDE ocorrerá em dois blocos: A e B. As disciplinas se encerrarão dentro de cada bloco.
A organização de cada bloco e a carga horária de cada uma das disciplinas pode ser consultada na planilha Visão Geral – Carga Horária 2020

Qual é a periodicidade de cada bloco no Ensino Médio?

O bloco A inicia-se em 30 de outubro e se encerra em 12 de fevereiro de 2021.
O bloco B inicia-se em 13 de fevereiro e se encerra em 30 de abril de 2021.

Qual é a periodicidade de cada bloco no Ensino Superior?

O bloco A inicia-se em 30 de outubro e se encerra em 12 de fevereiro de 2021.
O bloco B inicia-se em 13 de fevereiro e se encerra em 29 de maio de 2021.

Qual é a carga horária a ser cumprida em cada bloco no Ensino Médio?

Bloco A: 71 dias letivos – 55% da carga horária faltante para cada uma das turmas.
Bloco B: 60 dias letivos – 45% da carga horária faltante para cada uma das turmas.
A carga horária varia para cada uma das disciplinas, pois considera a carga horária cumprida presencialmente até 16 de março e a carga horária cumprida por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais – APNPs, de maio a 29 de outubro.

Qual é a carga horária a ser cumprida em cada bloco no Ensino Superior?

Bloco A: 71 dias letivos – 45% da carga horária faltante para cada uma das turmas.
Bloco B: 84 dias letivos – 55% da carga horária faltante para cada uma das turmas.

Como ocorreu a divisão das disciplinas em cada bloco?

Cada disciplina possui uma carga horária específica que será cumprida dentro do ano letivo de 2020. Sendo assim, foi calculado qual é a carga horária que cada disciplina precisa para encerrar o ano letivo de 2020, por esta razão, as disciplinas terão cargas horárias diferentes dentro do RDE, considerando as aulas que foram ofertadas presencialmente e as que foram ofertadas por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais – APNPs.

Haverá aulas aos sábados?

Para que possamos concluir o ano letivo de 2020 nas datas estipuladas, todos os sábados serão considerados dias letivos e, por esta razão, haverá entrega de atividades programadas também para os sábados.
Ressaltamos que não serão agendados atendimentos síncronos aos sábados.

Haverá férias escolares?

O período de férias escolares será de 04 de janeiro a 18 de janeiro.

Eu não fiz as APNPs, posso fazer o RDE?

Sim. Dentro do RDE ocorrerão as recuperações das APNPs tanto para quem não fez as APNPs quanto para as/os estudantes que realizaram as atividades, mas não obtiveram resultados suficientes para avançar na disciplina.

O que acontece se eu não cursar as disciplinas do RDE?

A(O) estudante que não realizar as atividades propostas dentro do RDE será considerado reprovada(o) na respectiva disciplina.

Haverá reprovação de estudantes no ano letivo de 2020?

Pode ocorrer a reprovação do estudante no ano letivo de 2020, mas existem algumas diferenças com relação aos anos anteriores:

  • Haverá uma flexibilização da quantidade de disciplinas em que a(o) estudante poderá reprovar e mesmo assim progredir para a série seguinte. Esta quantidade de disciplinas será definida no conselho de classe de cada turma ao final do ano letivo.
  • Caso a(o) estudante exceda esse limite (que ainda não foi definido) ela(e) ficará retido na série e fará apenas as disciplinas em que reprovou na série seguinte.
  • Caso a(o) estudante reprove no número definido como limite de disciplinas, ele terá que cursá-las até o final do curso em regime de dependência.

Como ocorrerá a recuperação das APNPs?

As recuperações ocorrerão paralelamente à oferta do RDE.
As recuperações poderão ocorrer no mesmo momento em que a disciplina está sendo ofertada ou no bloco diferente do qual a disciplina é ofertada, conforme exemplificado na ilustração a seguir:

Salientamos que a oferta das atividades de recuperação é de responsabilidade da(o) docente e que a participação nas atividades de recuperação é de responsabilidade do estudante.
O lançamento do conceito de cada estudante está condicionado à realização da recuperação dentro do prazo estipulado para cada disciplina.
Após o término do prazo estipulado para a recuperação das APNPs, serão atribuídos os conceitos aos estudantes referentes às atividades cumpridas e será atribuído conceito D ao estudante que não realizar essa recuperação.

Quando ocorrerá o lançamento das presenças no SIGAA?
Os lançamentos de presença dos estudantes ocorrerão ao final do ano letivo de 2020 da seguinte maneira:

  • terá 100% de presença no componente curricular a(o) estudante que entregar pelo menos 1 atividade avaliativa no período do RDE;
  • será considerado reprovada(o) por frequência no componente curricular a(o) estudante que, ao longo do período do RDE, não entregar nenhuma das atividades solicitadas.

Ressalta-se que para ser aprovada(o) em um componente curricular a(o) estudante deve lograr aprovação por frequência e por conceito.

Quando ocorrerá o lançamento dos conceitos no SIGAA?
Esses lançamentos ocorrerão depois da validação da oferta das APNPs a ser realizada pelos respectivos colegiados e pelo CODIC após a realização das recuperações das APNPs.
Os lançamentos ocorrerão de forma contínua considerando o tempo necessário para cada disciplina concluir todo o processo de avaliação e de recuperação dos conteúdos referentes a cada um dos bimestres.
Existem datas estipuladas em calendário acadêmico para que os conceitos sejam lançados:

12 de novembro;
28 de janeiro;
11 de março;
28 de abril.

Posso pedir a revisão do meu conceito?

Sim. Após cada conselho de classe haverá uma data para que os estudantes e/ou seus responsáveis legais possam solicitar a revisão dos conceitos lançados até aquele momento.
As datas são as seguintes:

13 de novembro;
29 de janeiro;
12 de março;
29 de abril.

Como eu peço a revisão do meu conceito?

Para realizar a solicitação de revisão de resultado de avaliação deverá ser encaminhado um e-mail para a Coordenação de Ensino (coordeensino.irati@ifpr.edu.br).
No e-mail é necessário informar:
Nome completo da(o) estudante, curso, série e turno em que estuda, disciplina em que solicita a revisão do resultado e justificativa do pedido de revisão do resultado.
No caso dos estudantes menores de 18 anos, o e-mail precisa ser enviado pelo seu responsável legal.

Obs.: Não serão aceitas solicitações de revisão de resultados após o prazo estabelecido em calendário acadêmico LINK referente a cada período letivo.

O que é atendimento síncrono?

O atendimento síncrono não é aula, mas sim atendimento às/aos estudante. É um momento para que a/o docente e as/os estudantes possam conversar sobre o conteúdo trabalhado naquela semana e para que as dúvidas possam ser sanadas.
No entanto, a(o) docente pode ofertar uma aula durante seu atendimento síncrono se assim optar, mas, nesse caso, deverá disponibilizar a gravação àquelas/àqueles que não puderam participar.

Como ocorrem as atividades de ensino no RDE?

As atividades de ensino ocorrerão no mesmo formato em que foram ofertadas durante as APNPs. As(Os) docentes disponibilizarão no Google Classroom os conteúdos que serão trabalhados naquele período, que pode ser semanal ou quinzenal, a depender da carga horária da disciplina que está sendo ministrada.
A(O) docente poderá disponibilizar material em texto, vídeo, indicação de leituras e atividades entre outros.

Qual o prazo mínimo a ser definido para entrega de atividades?

Como definido nas reuniões de colegiado, deve ser estipulado o prazo de no mínimo 1 semana para a entrega das atividades.

Tenho uma dúvida sobre o conteúdo, o que eu faço?

Participe dos atendimentos síncronos e envie e-mail para o docente da disciplina ou “poste” sua dúvida por meio do Google Classroom da disciplina.

Há necessidade de recuperação dos conteúdos dentro do RDE?

As atividades pedagógicas realizadas no RDE deverão atender aos princípios e normas do IFPR no que se refere à avaliação do processo ensino-aprendizagem, inclusive no que concerne à recuperação de estudos conforme as determinações da Resolução n.º 50 de 14 de julho de 2017.
O resultado do processo avaliativo será parte da avaliação contínua e cumulativa do ensino-aprendizagem do período letivo a que se refere, conforme plano de ensino vigente do(s) docente(s).

Poderão ocorrer bancas de qualificação e defesa de TCC?

As bancas de defesa de trabalho de conclusão de cursos, ou bancas de qualificação, quando previstas no respectivo projeto pedagógico, poderão ocorrer de forma remota, sempre que atendidas as condições necessárias para a sua realização e concordância do(a) orientando(a) ou sua/seu responsável legal, quando menor de idade, do(a) orientador(a) e da banca de avaliação do trabalho, respeitado o regramento específico de cada um dos cursos e as normativas gerais do IFPR.
Na impossibilidade do atendimento dessas condições, as bancas deverão ser realizadas após o término da suspensão do calendário acadêmico.

Como serão realizadas as atividades práticas?
Os colegiados de curso deverão verificar alternativas pedagógicas para a substituição das atividades práticas por meios não presenciais que assegurem os objetivos de aprendizagem e a formação do perfil profissional, considerando:

    I – a substituição da atividade prevista por outra equivalente que seja possível realizar no domicílio do estudante;
    II – a substituição da atividade de laboratório ou de campo por práticas simuladas;
    III – a substituição da atividade em grupo por atividades individuais;
    IV – a utilização de resultados de atividades práticas anteriores equivalentes para substituição parcial das atividades previstas.

Poderão ser realizadas as atividades pedagógicas de estágio obrigatório e não obrigatório?

De acordo com o artigo 41 da Resolução n.º 29, os colegiados de curso deverão verificar alternativas para a substituição das atividades de estágio obrigatório por meios não presenciais que assegurem a qualidade e a aprendizagem da(o) estudante, considerando:

    I – a possibilidade de realização do estágio no âmbito do IFPR, em qualquer campus;
    II – a flexibilização das horas in loco por observação remota e atividades teóricas correlatas;
    III – o aproveitamento, por meio de equivalência, de atividades desenvolvidas no âmbito do trabalho que tenham relação direta com o estágio a ser desenvolvido, até o limite de 70%;
    IV – o aproveitamento, por meio de equivalência, de atividades realizadas no Pibid, na Residência Pedagógica, na Monitoria, de incentivo à pesquisa científica ou ao desenvolvimento tecnológico para as atividades de estágio de mesmo nível.

Estou tendo dificuldades de me organizar para estudar, como eu faço?

A Seção Pedagógica do campus elaborou este material para te ajudar a se organizar.
Caso seja necessário, entre em contato com os membros da Seção Pedagógica para orientações mais específicas. A equipe continua acompanhando – atendendo e orientando – as(os) estudantes remotamente.


Sou estudante do Ensino Médio, como ficam as disciplinas que estava fazendo presencialmente em regime de dependência?

As disciplinas de dependência seguem, em sua maioria, a mesma organização. Algumas já começaram a ser ofertadas no modelo de APNPs, outras iniciarão com o RDE.
Assim, as/os estudantes devem frequentar as turmas que já frequentavam no contexto presencial. Aquelas(es) que cursavam a disciplina em turma especial serão informadas(os), pela Seção Pedagógica, sobre a nova organização.
A equipe tem mantido contato e acompanhado as(os) estudantes que frequentam disciplinas em regime de dependência na sua inserção nas turmas e participação nas disciplinas.

Obs.: O quadro das disciplinas ofertadas em regime de dependência em cada uma das turmas pode ser acessado Planilha e Calendário de Atividades RDE.

Existe uma previsão para o retorno das atividades presenciais no campus?
Ainda não existe previsão. A retomada das atividades presenciais está condicionada à aprovação do Consup, mediante recomendação da Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da Covid-19 e quando ocorrer será amplamente divulgada.

Formas de contato com a Seção Pedagógica e demais servidores
A Seção Pedagógica possui um número de Whatsapp para contato: (42) 98867-3897.
Para obter os dados de contato dos demais servidores, incluindo professores, clique aqui.

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